Logo MPF nome Logo MPF

5ª Região

Geral
19 de Dezembro de 2019 às 11h5

MPF, Unicap e Cáritas lançam documentário sobre a acolhida de migrantes venezuelanos em Pernambuco

“Vindas e Vidas” traz a narrativa de migrantes e autoridades sobre o drama dos refugiados e os desafios do acolhimento. Lançamento terá exibição única no Cinema São Luiz, em 20 de janeiro

MPF, Unicap e Cáritas lançam documentário sobre a acolhida de migrantes venezuelanos em Pernambuco

O Ministério Público Federal (MPF) na 5ª Região, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 2 lançam, no dia 20 de janeiro de 2020, o documentário “Vindas e Vidas”. A sessão de lançamento será única e ocorrerá às 19h, no Cinema São Luiz, no Recife, com entrada gratuita. Os ingressos poderão ser retirados uma hora antes do evento. Na ocasião, serão arrecadados itens de higiene pessoal para os migrantes. Após a exibição, haverá debate.

O documentário relata o drama dos migrantes a partir da história de quatro famílias venezuelanas que deixaram o seu país por conta da crise econômica e humanitária e entraram no Brasil pela fronteira com Roraima. Três das famílias entrevistadas chegaram a Pernambuco por meio do Programa de Interiorização Voluntária (PANA), que faz parte da Operação Acolhida, organizada, em 2018, para receber os migrantes que chegam ao país diariamente. Segundo a Plataforma de Coordenação para Refugiados e Migrantes da Venezuela (R4V), até novembro de 2019, o Brasil era o sexto destino mais procurado pelos venezuelanos em busca de acolhimento, atrás de Colômbia, Peru, Chile, Equador e EUA, contabilizando a entrada de 224 mil migrantes.

O foco do documentário é explicar o que é ser migrante e refugiado, independentemente da nacionalidade, e quais os desafios do acolhimento e da integração dessas pessoas em seu local de destino, tanto para elas quanto para os que as recebem. A partir da narrativa dos personagens e das autoridades ouvidas, é possível desmistificar alguns preconceitos, como o de que os refugiados são migrantes econômicos ou que saíram do seu país de origem por opção. Além disso, esclarece que a própria Constituição Federal não estabelece distinção entre brasileiros e estrangeiros residentes no país e que todos devem ter seus direitos fundamentais e humanos garantidos.

Produção – Gravado no primeiro semestre de 2019 sem fazer uso do orçamento das instituições responsáveis, o documentário “Vindas e Vidas” contou com o esforço das equipes de comunicação das instituições envolvidas e com o apoio de voluntários.

Sob direção institucional do procurador-chefe da PRR5, Marcelo Alves, do reitor da Unicap, padre Pedro Rubens, e do secretário regional da Cáritas em 2019, diácono Antônio Lisboa, o documentário tem direção técnica de Ana Cláudia Dolores, Cláudia Holder, Jaqueline Maia e Lícia Magna, roteiro de Ana Cláudia Dolores, Cláudia Holder e Nildo Ferreira e edição de Luca Pacheco. A trilha sonora foi composta exclusivamente para a obra pelo acordeonista austríaco Stefan Matl e foi gravada, mixada e masterizada pelo Estúdio Núcleo Beat. O evento de lançamento no Cinema São Luiz tem o patrocínio da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).


Serviço:

Exibição do documentário “Vindas e Vidas”
Dia 20 de janeiro de 2020, às 19h (os ingressos devem ser retirados na bilheteria uma hora antes do evento)
Cinema São Luiz, Rua da Aurora, 175 - Boa Vista, Recife - PE
Entrada gratuita


_________

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
(81) 2121.9823 / 2121.9824
prr5-ascom@mpf.mp.br


A Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR5) é a unidade do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Frei Matias Téves, 65
Ilha do Leite - Recife/PE
CEP 50070-465

 

PABX: (81) 2121-9800
Atendimento de 10h às 17h

Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (81) 2121-9825
http://cidadao.mpf.mp.br/


Sistema de Protocolo Eletrônico

- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita