Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

5ª Região

13 de Março de 2007 às 17h52

MPE/PE defende cassação do prefeito de Verdejantes

Francisco Alves Tavares de Sá é acusado de compra de votos.

Em parecer apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), a Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE/PE) opinou contra o recurso interposto por Francisco Alves Tavares de Sá, prefeito de Verdejantes. Francisco quer reformar a sentença da 114ª Zona Eleitoral que determinou seu afastamento do cargo, com a cassação do seu mandato e do seu diploma eleitoral, além de aplicar-lhe multa no valor de dez mil UFIR (cerca de dez mil reais).

O prefeito – que permanece no cargo por decisão liminar que suspendeu o cumprimento da sentença – foi acusado de fatos graves, como compra de votos pela distribuição de sacos de cimento e dispensa de licitação para a construção de 60 casas populares com recursos de cerca de 420 mil reais recebidos do Ministério das Cidades.

Francisco Alves Tavares de Sá ainda nomeou e demitiu, de forma irregular, diversos servidores municipais no período eleitoral, através de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip).

Segundo o procurador regional eleitoral Fernando José Araújo Ferreira, as práticas irregulares foram usadas claramente com fins eleitorais de obtenção de votos para a reeleição do prefeito, configurando-se abuso da máquina administrativa e do poder econômico.

Segundo colocado - José Adailton Monteiro da Silva, segundo colocado no pleito de 2004, também recorreu da decisão da 114ª Zona Eleitoral, que declarou nulos os votos dados ao vencedor do pleito e determinou a convocação de novas eleições. Ele alega que deve ser empossado no cargo e que o atual prefeito deve declarado inelegível.

O parecer da PRE/PE é favorável ao recurso interposto por José Adailton. Segundo o procurador regional eleitoral, a ação de impugnação de mandato eletivo tem como efeito a inelegibilidade. Além disso, “a ação de impugnação de mandato eletivo tem por finalidade a desconstituição do mandato, e não a anulação dos votos”. Assim, o segundo colocado nas eleições de 2004 deve tomar posse como prefeito de Verdejantes.

A Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE/PE) é o órgão do Ministério Público Eleitoral que atua perante o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE).


Cláudia Holder
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: asscom@prr5.mpf.gov.br



Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 - apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Frei Matias Téves, 65
Ilha do Leite - Recife/PE
CEP 50070-465

PABX: (81) 2121-9800 / 9804
Atendimento de 10h às 17h

Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (81) 2121-9825
http://cidadao.mpf.mp.br/


Coordenadoria Jurídica - COJUD
(81) 92127583


Sistema de Protocolo Eletrônico

- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita