Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

5ª Região

Combate à Corrupção
23 de Fevereiro de 2018 às 12h20

Em ano de eleição, órgãos públicos devem reforçar fiscalização no combate à corrupção em Pernambuco

Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (Focco), coordenado por MPF, MPPE, MPCO, PF, CGU, TCU e TCE, deve estreitar parceria em 2018 e buscar o auxílio da população na fiscalização dos recursos públicos

Em ano de eleição, órgãos públicos devem reforçar fiscalização no combate à corrupção em Pernambuco

Parceria entre os órgãos públicos e apoio da população. Esses são os principais instrumentos com que o Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção (Focco-PE) espera contar para reforçar a fiscalização e o controle da aplicação dos recursos públicos neste ano de eleição.

Em reunião realizada esta semana, na sede da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, no Recife, a coordenação do grupo decidiu reforçar a fiscalização e a parceria dos órgãos de investigação e controle em 2018 e promover, em breve, capacitação de pessoas da sociedade civil organizada para auxiliar na fiscalização dos recursos públicos no estado. O objetivo é facilitar a identificação de irregularidades e o encaminhamento de denúncias sobre a má aplicação do dinheiro público. Um outro treinamento também deverá ser oferecido aos próprios servidores públicos desses órgãos, para que possam aperfeiçoar o trabalho de fiscalização e controle no estado.

A coordenação colegiada do Focco-PE, composta por representantes do Ministério Público Federal (MPF), do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU), da Polícia Federal (PF), do Ministério Público de Contas (MPCO) e do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), ficará à frente desses eventos.

Os coordenadores do Fórum entendem que é necessário intensificar o trabalho contra a corrupção em 2018, pois a experiência tem mostrado que o volume de irregularidades costuma aumentar em ano de eleição. “É muito comum que parte desses desvios acabe financiando campanhas eleitorais e até mesmo a compra de votos”, explica o coordenador-geral do Focco-PE, Fábio George Cruz da Nóbrega, membro do MPF.

Diversas áreas estarão na mira do Focco-PE em 2018, como a contratação e execução de obras públicas, que muitas vezes envolvem licitações viciadas, superfaturamentos, execução com materiais de má qualidade ou mesmo situações em que as obras sequer são concluídas. Educação e saúde também deverão ser acompanhadas com prioridade, diante da grande quantidade de recursos repassados e irregularidades identificadas. Estima-se que pelo menos 25% dos recursos federais enviados aos municípios para a realização de programas nessas áreas são desviados.

A parceria com os cidadãos é fundamental, pois o quadro de servidores e o alcance geográfico dos órgãos de fiscalização e controle é limitado. Muitas dessas instituições só têm sede no Recife e nos demais municípios de maior porte, o que dificulta o acompanhamento da aplicação de recursos no interior do estado. Há várias experiências importantes no Brasil, em que a sociedade se organizou para atuar na fiscalização de recursos públicos por meio de redes de controle, como aquelas desenvolvidas pelo Instituto de Fiscalização e Controle (www.ifc.org.br), pelo Observatório Social do Brasil (osbrasil.org.br) e pela Amarribo (amarribo.org.br), e os coordenadores do Fórum esperam incentivar o surgimento de iniciativas semelhantes em Pernambuco.

O site do Focco-PE (www.prr5.mpf.mp.br/forum) já traz algumas informações importantes para a sociedade no item “Saiba como fiscalizar”. Quem desejar contribuir com o trabalho do grupo, colaborando com ideias ou encaminhando denúncias, pode utilizar o e-mail contato.focco.pe@gmail.com.

_________

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
(81) 2121.9823 / 2121.9824
prr5-ascom@mpf.mp.br


A Procuradoria Regional da República da 5.ª Região (PRR5) é a unidade do Ministério Público Federal que atua perante o Tribunal Regional Federal da 5.ª Região (TRF5), a segunda instância do Poder Judiciário Federal para os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 - apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Frei Matias Téves, 65
Ilha do Leite - Recife/PE
CEP 50070-465

PABX: (81) 2121-9800 / 9804
Atendimento de 10h às 17h

Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (81) 2121-9825
http://cidadao.mpf.mp.br/


Coordenadoria Jurídica - COJUD
(81) 92127583


Sistema de Protocolo Eletrônico

- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita