Logo MPF nome Logo MPF

4ª Região

Direitos do Cidadão
28 de Novembro de 2019 às 14h0

PRR4 adere à campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

Entre as ações, estão a iluminação da sede na cor laranja, exibição de documentário, distribuição de laços brancos e assinatura de convênio interinstitucional

Foto da fachada da sede da PRR4 iluminada pela cor laranja

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), por meio da Comissão Pró-equidade de Gênero e Raça, aderiu à “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, pelo segundo ano consecutivo. Desde terça-feira (26), a sede da unidade está iluminada com a cor laranja e ficará assim até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na programação, estão previstas a distribuição de laços brancos para homens comprometidos com o fim da violência contra a mulher (6 de dezembro), exibição do documentário "O silêncio dos homens" seguida de roda de conversa (9 de dezembro) e assinatura de convênio para a criação da Rede Colaborativa de Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades (10 de dezembro).

 

Histórico – Realizada em cerca de 160 países, a “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é organizada pela ONU Mulheres e, no Brasil, trata-se de uma mobilização realizada anualmente pela sociedade civil e pelo poder público, engajados nessa temática de enfrentamento. O período dos 16 dias termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Dessa maneira, a iniciativa vincula a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

Datas da “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
  • 25 de novembro: Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres | Data homenageia as irmãs Patrícia, Minerva e Antônia María Mirabal, da República Dominicana, chamadas de Las Mariposas, que foram assassinadas nesse dia no ano de 1960, por terem feito oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo
  • 6 de dezembro: Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres | Em 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, em Montreal, no Canadá, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente masculino. O crime mobilizou a opinião pública do país, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco. O movimento cresceu e hoje tem a missão de promover a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e uma nova visão da masculinidade. O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência.
  • 10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos | Data escolhida para celebrar e reivindicar a garantia dos direitos fundamentais. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de Dezembro de 1948, e em 2018 completa 70 anos.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 - 2016 - 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Twitter: @mpf_prr4

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395

 

Plantão
(51) 99977-4905
Escalas de procuradores e servidores

 

Plantão eleitoral
(51) 99701-0908

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h


Telefone geral
(51) 3216-2000

 

Assessoria de Imprensa
(51) 3216-2016
prr4-ascom@mpf.mp.br

 

Informações sobre licitações
(51) 3216-2219
prr4-slde@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita