Logo MPF nome Logo MPF

4ª Região

Procuradoria Regional da República da 4ª Região

  • MPF nas redes sociais  
  • Facebook
  • Flickr
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Geral
28 de Novembro de 2018 às 16h45

PRR4 adere à campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

Sede da procuradoria permanecerá iluminada na cor laranja até 10 de dezembro

Fachada da sede da Procuradoria Regional da República na 4ª Região iluminada com a cor laranja

Foto: PRR4

A Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4) apoia a “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A adesão, articulada pela Comissão Pró-equidade de Gênero e Raça da unidade, já pode ser sentida na fachada do edifício-sede da instituição, que permanecerá iluminada na cor laranja de 26 de novembro a 10 de dezembro. A Regional também receberá a exposição itinerante da Câmara Municipal de Porto Alegre “História do Trabalho da Mulher”, que narra a participação da mulher no mundo do trabalho desde o século 19. Os painéis da mostra, que já passou pela Procuradoria da República do Rio Grande do Sul, ficarão no foyer, de 10 a 19 de dezembro.

O Twitter da unidade replicará diariamente informações sobre a campanha. Também está previsto que em 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, instituído pela Lei 11.489/2007, sejam distribuídos laços brancos para todos os homens que entrarem na sede da PRR4. Quem aceitar a fita estará aderindo ao compromisso de combater a violência contra as mulheres, em todas as suas formas.

Histórico – Realizada em cerca de 160 países, a “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é organizada pela ONU Mulheres e, no Brasil, trata-se de uma mobilização realizada anualmente pela sociedade civil e pelo poder público, engajados nessa temática de enfrentamento. O período dos 16 dias termina em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Dessa maneira, a iniciativa vincula a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

Datas da “Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”
  • 25 de novembro: Dia Internacional da Eliminação da Violência contra as Mulheres | Data homenageia as irmãs Patrícia, Minerva e Antônia María Mirabal, da República Dominicana, chamadas de Las Mariposas, que foram assassinadas nesse dia no ano de 1960, por terem feito oposição à ditadura de Rafael Leônidas Trujillo
  • 6 de dezembro: Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres | Em 1989, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma sala de aula da Escola Politécnica, em Montreal, no Canadá, ordenou que os homens se retirassem e começou a atirar, assassinando 14 mulheres. O rapaz suicidou-se em seguida. Marc deixou uma carta justificando o ato: não suportava a ideia de ver mulheres estudando Engenharia, um curso tradicionalmente masculino. O crime mobilizou a opinião pública do país, promoveu um debate sobre desigualdades entre homens e mulheres e motivou um grupo de homens canadenses a criar a Campanha do Laço Branco. O movimento cresceu e hoje tem a missão de promover a igualdade de gênero, relacionamentos saudáveis e uma nova visão da masculinidade. O laço branco foi adotado como símbolo e lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e de não fechar os olhos frente a essa violência.
  • 10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos | Data escolhida para celebrar e reivindicar a garantia dos direitos fundamentais. A Declaração Universal dos Direitos Humanos foi instituída pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de Dezembro de 1948, e em 2018 completa 70 anos.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 - 2016 - 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Twitter: mpf_prr4

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395

 

Plantão
(51) 99977-4905
Escalas de procuradores e servidores

 

Plantão eleitoral
(51) 99701-0908

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 12h às 18h


Telefone geral
(51) 3216-2000

 

Assessoria de Imprensa
(51) 3216-2016
prr4-ascom@mpf.mp.br

 

Informações sobre licitações
(51) 3216-2219
prr4-slde@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita