Eleições 2020: MP Eleitoral acompanha votação paralela e apuração dos votos
Rotina foi um pouco diferente de pleitos anteriores devido à pandemia do coronavírus
Fotos: Ascom PRR4
Foi um domingo de eleição peculiar. Uma série de protocolos para evitar a disseminação do coronavírus foi implementada para tornar as zonas eleitorais mais seguras, seja para eleitores ou para mesários e voluntários que trabalharam nos locais de votação. Adotando os mesmos cuidados, o Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Sul trabalhou durante todo o final de semana, em processos e na fiscalização do pleito.
Ainda no sábado (14), o procurador regional eleitoral do Rio Grande do Sul, Fábio Nesi Venzon, compareceu ao Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE/RS) para assistir ao sorteio das urnas que seriam utilizadas na votação paralela. Logo nas primeiras horas da manhã de domingo (15), o procurador regional eleitoral substituto, José Osmar Pumes, acompanhou o início dos trabalhos da auditoria, que é realizada desde 2002 pela Justiça Eleitoral para comprovar a segurança do voto eletrônico.
Às 12h30min, Venzon participou de coletiva de imprensa organizada pelo TRE/RS (foto à esquerda). Se em anos anteriores o plenário da Corte sempre recebeu muitos jornalistas, dessa vez o espaço estava praticamente vazio. Perguntas e respostas foram transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do TRE/RS. Foram abordados temas como os desafios do trabalho do MP Eleitoral durante a pandemia e os tipos de ocorrência mais frequentes ao longo da campanha, além de reforçados os endereços dos canais existentes para registrar denúncias de irregularidades eleitorais.
No final do dia, Venzon ainda acompanhou o encerramento dos trabalhos na votação paralela, que, em Porto Alegre (RS), foi realizada no Prédio II do Foro Central - urnas também foram auditadas em seções de Charqueadas, Caxias do Sul, Tenente Portela, Ijuí, Pelotas, Camaquã, Santa Cruz do Sul e Canguçu. Depois, voltou ao TRE/RS para a apuração dos votos (no dia da Eleição, os membros do MP Eleitoral tradicionalmente acompanham as votações realizadas no Presídio Central de Porto Alegre e em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do RS. Contudo, para evitar a disseminação da covid-19, não foram colocadas seções eleitorais nestes locais em 2020).
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 - 2016 - 2017
E-mail: prr4-ascom@mpf.mp.br
Site: http://www.mpf.mp.br/regiao4/
Twitter: @mpf_prr4