4ª Região

Direitos do Cidadão e Fiscalização de Atos Administrativos
9 de Novembro de 2018 às 10h50

Abertas inscrições para mesa temática "Saúde e controle social"

Evento ocorrerá dia 20 de novembro, das 15h às 17h, na Procuradoria Regional da República da 4ª Região; vagas limitadas

Imagem apresenta a logomarca do projeto Diálogos com a Academia, que mescla, no mesmo ícone, uma alusão a um balão de discussão e a um chapéu de formando

Arte: MPF

O Ministério Público Federal (MPF) promoverá, no dia 20 de novembro, das 15h às 17h, a mesa temática “Saúde e controle social”. Participarão o doutor em Direito Adriano Tacca e a doutora em Psicologia Social e Institucional Lutiane de Lara. O debatedor será o procurador regional da República Maurício Pessutto. Ao final das explanações, haverá espaço para debate com o público.

O evento, que integra a programação do projeto Diálogos com a Academia, ocorrerá no auditório da Procuradoria Regional da República da 4ª Região (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800, Praia de Belas, Porto Alegre). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste formulário até as 16h de 19 de novembro. Aceita-se a doação de um quilo de alimento não perecível, destinado ao projeto Prato Feito das Ruas, que serve almoço, nos sábados, a pessoas em situação de vulnerabilidade. As vagas são limitadas e destinam-se ao público em geral.

Confira o conteúdo

O controle social na contemporaneidade: perspectivas para efetivar o direito à saúde
1. Controle social
2. Participação social
3. Teoria sistêmica
4. Direito à saúde

Participação comunitária no SUS: reflexões acerca dos processos de institucionalização
1. Participação comunitária no SUS
2. Paradigma imunitário
3. Comum

Minicurrículo dos palestrantes

Adriano Tacca - Doutor em Direito Público pela Unisinos e pela Università degli Studi "G. d'Annunzio - Itália (2016), com a tese Direito, Democracia e Saúde: Uma análise do potencial comunicativo do controle social e a contribuição para efetivar o direito fundamental à saúde. Tem pós-doutorado em Direito pela Unisinos (2018). Mestre em Direitos Fundamentais (2008). Coordenador da especialização em Direito Empresarial e professor titular do curso de Direito do Centro Universitário da Serra Gaúcha desde 2005. Advogado.

Lutiane de Lara - Doutora em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS e mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela PUCRS. Graduada em Psicologia pela UNISC. É docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Metodista / IPA, coordena o Serviço Escola de Psicologia do IPA e o Observatório de Juventudes em Situação de Prisão localizado na Cadeia Pública de Porto Alegre.

Confira a
programação de 2018

Ministério Público Federal na 4ª Região
Fone: (51) 3216 2015 - 2016 - 2017