Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

3ª Região

Mato Grosso do Sul e São Paulo

Direitos do Cidadão
22 de Maio de 2017 às 15h30

STF acolhe tese da PFDC para concessão de benefício assistencial a estrangeiros

No julgamento, foi defendida concessão de benefício assistencial a estrangeiros, lembrando que a Constituição garante direitos fundamentais a brasileiros e estrangeiros residentes no país

#paracegover :Senhor de chapéu e bengala andando nas ruas de Ouro Preto (MG). (Foto: Pulsar Imagens)

#paracegover :Senhor de chapéu e bengala andando nas ruas de Ouro Preto (MG). (Foto: Pulsar Imagens)

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, pela constitucionalidade da concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC) a estrangeiros residentes no Brasil. O direito é previsto por dispositivo constitucional que garante um salário-mínimo de benefício à pessoa com deficiência ou ao idoso que comprove não ter meios de se manter ou de ser mantido por sua família. O entendimento do Pleno ocorreu em 20 de abril.

O tema foi tratado no Recurso Extraordinário nº 587.970/SP, proposto pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), que teve repercussão geral reconhecida pelo Supremo em outubro de 2009. Durante o julgamento, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu a tese apresentada pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadã o (PFDC), em nota técnica elaborada pelo procurador regional da República Walter Claudius Rothenburg, relator da PFDC em matéria previdenciária e assistencial.

No documento, foi defendida a concessão do benefício a estrangeiros. Para o MPF , a leitura do artigo 203, inciso V, não permite a interpretação restritiva de que somente ao cidadão brasileiro possa ser estendida a assistência.

Nota técnica – A elaboração da nota técnica , apresentada ao procurador-geral pela PFDC, teve o objetivo de subsidiar eventual nova manifestação do Ministério Público Federal na ação. "A Constituição garante os direitos fundamentais aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país. A Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/1993) também não discrimina: embora principie por afirmar que a assistência social é um direito 'do cidadão', apressa-se em prever que a assistência social rege-se pelo princípio da 'igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais', e não estabelece a exigência de nacionalidade ao tratar especificamente do benefício de prestação continuada", apontou o documento.


Com informações da Assessoria de Comunicação e Informação da PFDC e Assessoria de Comunicação Estratégica do PGR

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020
São Paulo/SP
CEP 01318-002

prr3-sac@mpf.mp.br
(PABX) 11-2192-8600 FAX 11-2192-8694
Atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 19h

Plantão
Escalas de Plantão.

Assessoria de Comunicação Social
Atendimento à Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/.

_

Sistema de Protocolo Eletrônico  (Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico (Destinado a cidadãos e advogados)

Sistema de Consulta Processual (Informações processuais)

Como chegar