Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

3ª Região

Mato Grosso do Sul e São Paulo

30 de Maio de 2007 às 17h48

MPE/SP representa contra o PP por promoção pessoal de Maluf em propaganda partidária gratuita

Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo pede cassação de tempo de propaganda eleitoral gratuita da legenda.

A Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo (PRE/SP), órgão do Ministério Público Federal, ingressou com uma representação contra o Partido Progressista (PP) por utilização do tempo destinado à propaganda político-partidária para promoção pessoal do deputado federal Paulo Salim Maluf.

De acordo com a representação, em inserções veiculadas por rede estadual de rádio no dia 21 de maio deste ano, nas propagandas político-partidárias do PP, foi realizada inequívoca promoção pessoal, por meio da defesa de interesses inteiramente pessoais de Paulo Maluf, tendo em vista a execução, como música de fundo, de tema de campanha de referido político.

Essa prática, aponta a Procuradoria, viola a legislação eleitoral. De acordo  com o artigo 45 da Lei nº 9.096/95 (Lei Orgânica dos Partidos Políticos), que regula o acesso gratuito ao rádio e à televisão, a propaganda partidária deve limitar-se a: difundir os programas partidários; transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, dos eventos com este relacionados e das atividades congressuais do partido; divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitários.

Em razão do ilícito eleitoral, a PRE/SP pede ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo que o PP seja condenado à sanção estabelecida em lei, que prevê a cassação proporcional do direito de transmissão a que o partido faria jus no semestre seguinte.

Gravações - A Procuradoria Regional Eleitoral informa que aguarda o recebimento das gravações dos programas políticos-partidários do mesmo partido, levados ao ar em rede de televisão, para exame e eventual propositura de nova representação, se constatada conduta ilícita semelhante.

De acordo com o procurador regional Eleitoral em São Paulo Mario Bonsaglia, o “Ministério Público Eleitoral ficará atento a eventuais abusos que venham a ser cometidos por quaisquer partidos e tomará as medidas judiciais necessárias para coibir o desvirtuamento da propaganda política-partidária e a realização de propaganda eleitoral antecipada”.

A PRE/SP disponibiliza em seu sítio na internet ( www.presp.mpf.gov.br ) uma página destinada à formulação de denúncias acerca de irregularidades cometidas na área eleitoral.


Teofilo Tostes Daniel
Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República - 3ª Região
(11) 2192-8766
teofilotostes@prr3.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
https://saj.mpf.mp.br/

registrado em: Geral, eleições
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020
São Paulo/SP
CEP 01318-002

prr3-sac@mpf.mp.br
(PABX) 11-2192-8600 FAX 11-2192-8694
Atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 19h

Plantão
Escalas de Plantão.

Assessoria de Comunicação Social
Atendimento à Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/.

_

Sistema de Protocolo Eletrônico  (Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico (Destinado a cidadãos e advogados)

Sistema de Consulta Processual (Informações processuais)

Como chegar