Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

3ª Região

Mato Grosso do Sul e São Paulo

Geral
13 de Outubro de 2021 às 17h15

MPF na 3ª Região se manifesta contra PEC 05, que ameaça a independência do Ministério Público

Proposta dá poderes ao CNMP para rever ou desconstituir atos praticados por procuradores e promotores em procedimentos administrativos e em processos judiciais

Metade da imagem está a fachada da Procuradoria Regional da República do Ministério Público Federal na 3ª Região onde se lê "Ministério Público Federal Procuradoria Regional da República - 3ª Região" e na outra metade o texto branco em fundo azul onde lê-se "Contra a PEC 05"

Imagem: Ascom/PRR3

A Procuradoria Regional da República do Ministério Público Federal na 3ª Região (PRR3) é contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 05 que, entre outras alterações, dá poderes ao CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) para rever ou desconstituir atos praticados por procuradores e promotores em procedimentos administrativos e em processos judiciais. A mudança pode resultar em uma maior influência política sobre o Ministério Público, reduzindo a autonomia e a independência dos procuradores e promotores, até mesmo com o risco de enfraquecer o combate à corrupção e ocorrer censura prévia à ação dos diversos ramos da instituição. 

A mudança enfraqueceria o Ministério Público, bem como desnaturaria e inviabilizaria o funcionamento do próprio CNMP, que deixaria de ser um órgão de controle externo para ser um verdadeiro órgão jurisdicional, com o desafio de analisar o mérito de todas as decisões tomadas por mais de 15 mil Procuradores e Promotores que atuam perante os diversos ramos e instâncias da jurisdição federal e da jurisdição estadual. É como se o CNJ, que não é órgão jurisdicional, pudesse rever ou desconstituir sentenças e acórdãos proferidos por Juízes e Tribunais em casos concretos. Isso não é controle externo. Isso é controle do mérito das decisões.

Caso aprovada, a proposta pode comprometer o bom funcionamento de todo o Sistema de Justiça e até mesmo dos próprios órgãos de controle externo, como é o caso do CNMP, lesando, por consequência, os interesses da sociedade brasileira. A PEC também aumenta o poder de influência do Congresso no CNMP, na medida em que aumenta de duas para três as vagas indicadas pelo Legislativo, permitindo também que a função de Corregedor Nacional seja exercida por alguém de fora da carreira.

Atos públicos - Os membros e servidores do MPF (Ministério Público Federal), do MPT (Ministério Público do Trabalho), do MPM (Ministério Público Militar), Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) e da ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público) participarão, nesta quarta-feira (13), de um Ato Público em defesa do MP e contra a PEC 05/2021. A manifestação está marcada para as 14 horas (15h no horário de Brasília), no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPMS, e será transmitida ao vivo pelo YouTube da Instituição (clique aqui para acessar).

Já o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) realizou, também nesta quarta-feira (13), o "Ato em favor de um Ministério Público forte em defesa da sociedade", a partir das 16 horas, no estacionamento da sede da instituição (Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 35). Veja fotos:

 Procuradora Regional da República Geisa de Assis Rodrigues

Procuradora Regional da República na 3ª Região Geisa de Assis Rodrigues


Subprocuradora Geral da República

Subprocuradora-Geral da República Luiza Cristina Fonseca Frischeisen


Fonte: com informações MPMS, MPSP e MPRN

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Informações à Imprensa
https://saj.mpf.mp.br/

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020
São Paulo/SP
CEP 01318-002

prr3-sac@mpf.mp.br
(PABX) 11-2192-8600 FAX 11-2192-8694
Atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 19h

Plantão
Escalas de Plantão.

Assessoria de Comunicação Social
Atendimento à Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/.

_

Sistema de Protocolo Eletrônico  (Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico (Destinado a cidadãos e advogados)

Sistema de Consulta Processual (Informações processuais)

Como chegar