3ª Região

Mato Grosso do Sul e São Paulo

Especiais

Matérias temáticas especiais produzidas pela Assessoria de Comunicação da PRR3.

• 2017

» BOLETIM ESPECIAL: 85 ANOS DO VOTO FEMININO DO BRASIL

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes; C AVALCANTI, Gabriela; LOPES Mateus de Santi; SANTOS, Yara Nunes dos. 85 anos do voto feminino do Brasil. Revisão técnica: Fábia Lima de Brito Damia; Gustavo Ribeiro de Macedo; Fabio Otto Bernardeli Pires. Blog PRE-SP, São Paulo, 9 de mar. de 2017. Disponível na página da PRE-SP.

Conteúdo. Matéria especial do Dia Internacional da Mulher fala da conquista do direito do voto feminino no Brasil e os antecedentes dessa luta no mundo, além de abordar os desafios atuais da participação da mulher na política e as principais ações da Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo sobre o tema .

• 2010

» BOLETIM ESPECIAL: DIA DO ÍNDIO, POUCO A SE COMEMORAR

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes et al. Dia do Índio, Pouco a se Comemorar. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 19 de abr. 2010. Edição Especial. Disponível na página da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Boletim especial traz um panorama dos principais conflitos enfrentados pelos povos indígenas para garantir seu direito à terra, um direito garantido pela Constituição de 1988, mas frequentemente desrespeitado. Além de mostrar a atuação do MPF na defesa dos direitos indígenas e trazer entrevistas com procuradores e antropólogos, a matéria tenta mostrar também a perspectiva dos índios sobre sua atual situação.

• 2009

» BOLETIM ESPECIAL: DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO E O COMBATE À CULTURA DA TRANSGRESSÃO NO BRASIL

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes et al. Dia internacional contra a corrupção e o combate à cultura da transgressão no Brasil. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 09 de dez. 2009. Edição Especial. Disponível n a página da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Boletim debate sobre os aspectos culturais que contribuem para o quadro de corrupção no País, o que instituições como o MPF e a CGU têm feito para atacar esse mal e a importância do engajamento da sociedade civil para que haja uma mudança efetiva. Traz ainda entrevistas com o antropólogo e professor da UFRJ Roberto DaMatta, com o ministro da Controladoria-Geral da União Jorge Hage, com a procuradora regional da República da 3ª Região Mônica Nicida Garcia, com o procurador regional da República da 5ª Região Fábio George Nóbrega da Cruz e com Lizete Verillo, diretora de combate à corrupção da ONG Amarribo.

» BOLETIM ESPECIAL: REPÚBLICA E ESTADO LAICO

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes.; PEREIRA, Rodrigo RODRIGUES. República e Estado Laico. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 13 de out. 2009. Edição Especial. Disponível no site da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Matéria aborda o processo de separação entre o Estado e a Igreja, após a Proclamação da República, e fala dos desafios e polêmicas que o tema do Estado Laico suscita ainda hoje no Brasil e no Mundo. O Boletim traz ainda entrevistas com o procurador regional da República da 3ª região Paulo Thadeu Gomes da Silva, o procurador da República em São Paulo Jefferson Aparecido Dias e o procurador da República em Sergipe Paulo Gustavo Guedes Fontes.

» BOLETIM ESPECIAL: 7 DE SETEMBRO E OS SENTIDOS ATUAIS DE SOBERANIA

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes.; PEREIRA, Rodrigo RODRIGUES. 7 de Setembro e os sentidos atuais de soberania. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 08 de set. 2009. Edição Especial. Disponível n a página da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Matéria fala do esforço empreendido pelo Brasil, após a Independência, para criar as estruturas que consolidassem sua Independência e sua soberania. A partir disso, discute os sentidos atuais de soberania no mundo globalizado e os mecanismos que precisam ser criados hoje pelo Brasil para lidar com essa realidade. O Boletim é encerrado com uma entrevista realizada com a juíza do Tribunal Penal Internacional, desembargadora federal aposentada e ex-membro do MPF Sylvia Steiner.

» BOLETIM ESPECIAL: CONSTITUIÇÃO E DEMOCRACIA HOJE

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes.; PEREIRA, Rodrigo RODRIGUES. Constituição e Democracia hoje. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 08 de jul. 2009. Edição Especial. Disponível n a página da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Matéria aborda, a partir da luta pela constitucionalização do país em 1932, a história da constituições brasileiras de 1934 até hoje, discutindo inovações e conquistas trazidas pela atual Constituição, bem como seus atuais desafios.

» BOLETIM ESPECIAL: CAMINHOS DA REDEMOCRATIZAÇÃO

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes.; PEREIRA, Rodrigo RODRIGUES. Caminhos da Redemocratização. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 24 de abr. 2009. Edição Especial. Disponível n a página da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Matéria fala da luta pela abertura política, contando a história em torno da Lei de Anistia e do movimento das Diretas Já, que faz 25 anos, e trazendo a história de membros do MPF que viveram esse período.

» BOLETIM ESPECIAL: O VOTO FEMININO NO BRASIL

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes.; PEREIRA, Rodrigo RODRIGUES. O voto feminino no Brasil. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 06 de mar. 2009. Edição Especial. Disponível n a página da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Matéria especial do Dia Internacional da Mulher fala da conquista do direito do voto feminino no Brasil e os antecedentes dessa luta no mundo, além de trazer entrevista sobre participação política da mulher com a procuradora regional da República Alice Kanaan.

» BOLETIM ESPECIAL: 455 ANOS DE SÃO PAULO, CIDADE DE TOD@S

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes.; PEREIRA, Rodrigo RODRIGUES. 455 anos de São Paulo, cidade de tod@s. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 23 de jan. 2009. Edição Especial. Disponível n a página da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Matéria apresenta a cidade de São Paulo, destino de pessoas das mais diferentes origens, a partir da ótica de quem veio de fora. Procuradores e servidores falam de suas impressões ao chegarem na cidade que completa 455 anos em 2009.

• 2008

» BOLETIM ESPECIAL: 60 ANOS DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS DA ONU

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes. 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 10 dez. 2008. Edição Especial. Disponível n a página da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Matéria fala dos 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, mostrando o contexto histórico em que ela foi assinada, e discute sua importância e os desafios a sua implementação.

» BOLETIM ESPECIAL: PRESENÇA DO NEGRO NA CULTURA PAULISTANA

Referência Bibliográfica:
DANIEL, Teofilo Tostes. Presença do negro na cultura paulistana. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 19 nov. 2008. Edição Especial. Disponível n a página da PRR/3ª Região.

Conteúdo: Matéria mostra que, para além do senso comum que aponta a contribuição do negro na cultura brasileira apenas no samba, na capoeira e no sincretismo religioso, diversas personalidades negras se tiveram marcante atuação em variadas áreas a cultura. Apresenta pequena biografia de cinco negros que se destacaram na cultura paulistana: Luiz Gama, Theodoro Sampaio, Benedito José Tobias, Milton Santos e Emanoel Araujo.

» BOLETIM ESPECIAL: SOBRE OS 20 ANOS DA ATUAL CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA

Referência Bibliográfica:
20 anos da Constituição Brasileira. Boletim Informativo da PRR/3ª Região, São Paulo, 14 out. 2008. Edição Especial. Disponível n a página da PRR/3ª Região. Acesso em: 28 out. 2008

Conteúdo:Os 20 anos da Constituição Brasileira. A Assembléia Nacional Constituinte. Reformas Constitucionais. O Ministério Público.

Av. Brigadeiro Luís Antônio, nº 2020
São Paulo/SP

prr3-sac@mpf.mp.br
(PABX) 11-2192-8600 FAX 11-2192-8694
Atendimento de de segunda a sexta, das 12h às 19h

Plantão
Escalas de Plantão.

Atendimento à Imprensa: https://saj.mpf.mp.br/.

_

Sistema de Protocolo Eletrônico  (Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico (Destinado a cidadãos e advogados)

Sistema de Consulta Processual (Informações processuais)