Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

2ª Região

Espírito Santo e Rio de Janeiro

Combate à Corrupção
1 de Julho de 2020 às 14h20

Investigação da Lava Jato/RJ sobre rede de crimes transnacionais é finalista em prêmio

Júri da ANPR reconhece trabalho contra organização atuante no Brasil, Paraguai e Uruguai

Arte retangular com o fundo lilás e a sombra de uma mão recebendo dinheiro de outra mão. Em letras brancas as palavras Combate à Corrupção

Arte: Secom/PGR

A investigação dos crimes cometidos pela organização liderada pelo doleiro Dario Messer no Brasil, Paraguai e Uruguai está entre as três atuações do Ministério Público Federal (MPF) finalistas do VIII Prêmio República na categoria Combate à Corrupção. A iniciativa da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) premia, a cada ano, trabalhos do MPF, projetos da advocacia, responsabilidade social e reportagens jornalísticas. Os vencedores das dez categorias da edição de 2020 serão anunciados em cerimônia virtual em 30 de julho (leia aqui a lista completa de finalistas).

A Operação Patrón, da Força-tarefa Lava Jato/RJ, mapeou uma rede de crimes em três países do Mercosul e gerou denúncia contra os doleiros Dario Messer e Najun Turner, o ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes e outras 16 pessoas, entre empresários, políticos, advogados e operadores. Concorrem ao prêmio o procurador regional da República José Augusto Vagos, do MPF na 2a Região (RJ/ES), e os procuradores da República Eduardo El-Hage, Almir Sanches, Fabiana Schneider, Felipe Bogado Leite, Gabriela de Goes Câmara, Marisa Ferrari, Renata Ribeiro Baptista, Rodrigo Timóteo, Sérgio Pinel e Stanley Valeriano da Silva, do MPF/RJ.

Finalista em outra categoria – A Lava Jato/RJ concorre ainda à premiação na categoria Criminal e Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional. O finalista é o acordo de colaboração premiada de Dan Messer, filho de Dario Messer, que permitiram avanços em apurações no Brasil e no exterior e a devolução de R$ 370 milhões em valores, imóveis e obras de arte. Em função desse êxito, o acordo foi inscrito no prêmio como “Colaboração premiada como fonte de justiça restaurativa”.

Prêmio – O Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal é uma iniciativa da ANPR para identificar e dar visibilidade à atuação dos membros do MPF e estimular parcerias com a sociedade na promoção da Justiça e defesa do Estado Democrático de Direito. Em 2016, o MPF na 2a Região teve premiado, na categoria Combate à Corrupção, o trabalho da Operação Cadeia Velha, que reprimiu um esquema de corrupção envolvendo lideranças da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a federação de empresas de ônibus (Fetranspor) e a construtora Odebrecht.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199 // 99492-5683
Twitter: @mpf_prr2

registrado em: *5CCR, *2CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Almirante Barroso, 54, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-000

Rua México, 158, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-900

PABX: (21) 3554-9000/9255
E-mail: prr2-sac@mpf.mp.br
Twitter: @mpf_prr2


Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (21) 3554-9161 / 9000
https://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Sistema de Protocolo Eletrônico
(Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)
https://apps.mpf.mp.br/ouvidoria/app/protocolo/

Portal do Peticionamento Eletrônico
(Destinado a cidadãos e advogados)
https://aplicativos.mpf.mp.br/ouvidoria/app/cidadao/manifestacao/cadastro/2

Assessoria de Imprensa
E-mail: prr2-assimp@mpf.mp.br
(Canal para imprensa, demais demandas
pelo Protocolo eletrônico ou SAC acima)

Informações sobre licitação
Telefone: (21) 3554-9013
E-mail: prr2-cpl@mpf.mp.br

Plantão judicial
Telefone: (21) 3554-9255 / (21) 99495-4824
https://www.mpf.mp.br/regiao2/plantao

 

Como chegar