Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

2ª Região

Espírito Santo e Rio de Janeiro

Sistema Prisional
13 de Dezembro de 2019 às 17h5

GT vê risco de agravamento imediato de condições de presídios no RJ e outros estados

Para Grupo de Defesa da Cidadania, mudanças legislativas devem piorar sistema prisional

Imagem com os dizeres Grupo de Trabalho Interinstitucional de Defesa da Cidadania em letras amarelas e brancas. Ao fundo, um fotografia escurecida mostra um conjunto de casas.

Arte: Ascom/RJ

Em reunião nesta sexta-feira (13), o GT Interinstitucional de Defesa da Cidadania, com mais de dez instituições da sociedade civil e do sistema judicial no Rio de Janeiro, avaliou que há grave risco de piorar, no curto prazo, as condições do sistema prisional fluminense e de outros estados. A reunião, na sede da seccional RJ da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RJ), no Centro do Rio, visou colher relatos de profissionais que defendem direitos humanos e cidadãos atentos à situação do sistema prisional. O encontro reuniu mais de 40 participantes e a tônica de muitas falas foi a perplexidade com o atual quadro de precariedade nas instituições do sistema prisional no Rio de Janeiro e outros estados.

A expectativa de muitos participantes da reunião é de que a situação das pessoas presas piore com a recente aprovação do chamado Pacote Anticrime no Congresso Nacional, cujos efeitos previstos no GT incluem o aumento da população carcerária, e a tramitação de projetos de leis federais e estaduais para regulamentar o trabalho no sistema prisional e a privatização das unidades prisionais.

Membros do GT citaram evidências de que a privatização de unidades tende a agravar a concentração nas celas. Outros participantes deram testemunho da violência de policiais em regiões da cidade do Rio – foram lembradas mortes como a da menina Ágatha Félix neste ano – e indicaram que o mal-estar vivido hoje sobretudo em comunidades deverá atingir outras áreas a partir de 2020.

No início da reunião, foram mencionadas greves de agentes penitenciários em curso no Rio Grande do Norte e no Amazonas, onde as pessoas presas sofrem ainda com a impossibilidade de receberem visitas de familiares. No Estado do Rio, os participantes frisaram ser possível a visita de familiares, mas criticaram situações como a falta de potabilidade da água servida em certas unidades e o caso de um presídio com áreas alvejadas por facções criminosas atuantes em comunidade na vizinhança. Entre os participantes, houve quem mencionasse riscos concretos de conflitos em presídios no curto prazo, a exemplo do que ocorreu no início de anos recentes.

Sobre o Grupo – Coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), o GT é formado ainda por especialistas de outras instituições do sistema de justiça  Defensorias Públicas (DPU e DPE/RJ), Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do RJ – e da sociedade civil: Frente Estadual pelo Desencarceramento, Rede de Comunidades e Movimentos contra Violência, Assessoria Jurídica Mariana Criola, Fórum Grita Baixada e Central de Favelas do Rio/Maré 0800. No MPF, o GT está vinculado à Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
(21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2

registrado em: *7CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Almirante Barroso, 54, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-000

Rua México, 158, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-900

PABX: (21) 3554-9000/9255
E-mail: prr2-sac@mpf.mp.br
Twitter: @mpf_prr2


Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (21) 3554-9161 / 9000
https://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Sistema de Protocolo Eletrônico
(Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)
https://apps.mpf.mp.br/ouvidoria/app/protocolo/

Portal do Peticionamento Eletrônico
(Destinado a cidadãos e advogados)
https://aplicativos.mpf.mp.br/ouvidoria/app/cidadao/manifestacao/cadastro/2

Assessoria de Imprensa
E-mail: prr2-assimp@mpf.mp.br
(Canal para imprensa, demais demandas
pelo Protocolo eletrônico ou SAC acima)

Informações sobre licitação
Telefone: (21) 3554-9013
E-mail: prr2-cpl@mpf.mp.br

Plantão judicial
Telefone: (21) 3554-9255 / (21) 99495-4824
https://www.mpf.mp.br/regiao2/plantao

 

Como chegar