Logo MPF nome Logo MPF

2ª Região

Espírito Santo e Rio de Janeiro

Eleitoral
12 de Maio de 2020 às 17h10

Eleições 2020: evento online atualiza membros do MP Eleitoral/RJ sobre redes sociais

Combate à desinformação é foco de evento com representantes de Facebook, Twitter e outros

Cartaz do evento "Redes sociais e eleições 2020", com imagem de duas mãos segurando smartphones. No celular à esquerda, lê-se lista dos palestrantes: Silvana Batini (procuradora regional eleitoral), Neide Cardoso (procuradora regional eleitoral substituta) e Thiago Tavares (diretor-presidente da ONG SaferNet Brasil). No celular à direita, vêem-se ícones de redes sociais: Facebook, Twitter, Whatsapp, Instagram, Messenger e Google. Abaixo, informações do evento: 4 e 5 de junho, 14h às 17h, Palestras online pela plataforma Teams do MPRJ. Na parte inferior, vêem-se logomarcas do MPF/Procuradoria Regional Eleitoral e do IERBB/MPRJ

Arte: Ascom/MPF-2ª Região

A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RJ) realiza nos dias 4 e 5 de junho, com apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), o evento online “Redes Sociais e Eleições 2020”, voltado para membros do MP Eleitoral que atuarão nestas eleições municipais no Estado do Rio (v. mais abaixo). O evento, que será na plataforma Teams (do MP/-RJ) devido à atual pandemia, visa à capacitação de promotores e servidores sobre como melhor prevenir e reprimir a disseminação da desinformação (fake news) por meio das redes sociais nestas eleições.

Na abertura, as procuradoras regionais Silvana Batini e Neide Cardoso de Oliveira, que atuam como procuradora regional eleitoral e substituta no biênio 2019/2021, palestrarão sobre o tema “MPE e desinformação nas eleições – caminhos possíveis”. Ainda em 4 de junho, o tema “Desinformação e democracia” será abordado por Thiago Tavares, presidente da SaferNet Brasil, ONG de referência como canal de denúncia para violações de direitos humanos na internet no Brasil. No segundo dia, os membros do MP Eleitoral discutirão o combate à desinformação com representantes do Facebook, Instagram, Whatsapp, Messenger, Google Brasil e Twitter.

MP Eleitoral – Sem estrutura própria como a Justiça Eleitoral, o MP Eleitoral é um órgão híbrido com membros do MP Federal (MPF) e de MPs Estaduais. As Procuradorias Regionais Eleitorais são os órgãos do MPF que coordenam a atuação do MP Eleitoral nos Estados, orientando membros dos MPs atuantes nas zonas eleitorais, entre outras atividades. Nas eleições municipais, os promotores eleitorais (MPEs) têm a atribuição originária, cabendo aos procuradores regionais eleitorais (MPF) atuarem na segunda instância (Tribunais Regionais Eleitorais).

Evento online “Redes sociais e eleições 2020”
4 e 5 de junho, das 14h às 17h
Plataforma Teams, do MP-RJ

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199 // 99492-5683
Twitter: @mpf_prr2

Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Almirante Barroso, 54, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-000

Rua México, 158, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-900

PABX: (21) 3554-9000/9255


Assessoria de Comunicação
E-mail: prr2-assimp@mpf.mp.br
(Canal para imprensa, demais demandas
pelo Protocolo eletrônico abaixo)


Informações sobre licitação
Telefone: (21) 3554-9013
E-mail: prr2-cpl@mpf.mp.br

Protocolo eletrônico
http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Sala de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (21) 3554-9161 / 9000
http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Como chegar