Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

2ª Região

Espírito Santo e Rio de Janeiro

Eleitoral
1 de Julho de 2022 às 14h35

Desinformação e fraudes são temas de oficina do MP Eleitoral/RJ para jornalistas

Responsáveis por fiscalização de eleições abordam mudanças para o pleito de 2022

Arte retangular com imagem das três palestrantes e, no topo esquerdo, a arte da oficina

Palestrantes (em sentido horário): Neide Cardoso, Renata Mendes e Silvana Batini

Com mais de 40 participantes de vários estados, a oficina para jornalistas “Por dentro das eleições 2022”, realizada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio de Janeiro na manhã desta sexta-feira (1º/7), discutiu mudanças na fiscalização das eleições deste ano. Entre as questões, destacam-se o enfrentamento da desinformação (fake news), as fraudes no financiamento e promoção de candidatas mulheres e outras irregularidades a serem coibidas nas redes sociais e na internet em geral.

Na abertura, a procuradora regional Eleitoral no Rio de Janeiro, Neide Cardoso de Oliveira, debateu tópicos como a divisão de papéis no MP Eleitoral, jurisprudência na Justiça Eleitoral, irregularidades nos períodos eleitoral e de pré-campanha e opções de canais para eleitores comunicarem eventuais irregularidades ao MP. Destaque especial foi dado às questões da desinformação e manipulação de eleitores via redes sociais.

“A biblioteca de anúncios de redes sociais como o Facebook e YouTube é uma ferramenta importante para verificar quem contratou impulsionamento de conteúdos e para quais públicos”, afirmou a procuradora regional eleitoral Neide Cardoso de Oliveira, que falou de serviços como os de mensagem instantânea. “Os termos de uso do WhatsApp, que é o serviço mais usado no Brasil, não permite disparo de mensagens em massa. E já há decisões da Justiça Eleitoral de que o disparo em massa constitui uso indevido de meio de comunicação e o candidato fica sujeito a eventual cassação do mandato e inelegibilidade por oito anos.”

Em seguida, a promotora de Justiça Renata Mendes Tauk, coordenadora do Centro de Apoio Operacional (CAO) Eleitoral do MP/RJ, comentou mais sobre o combate à desinformação eleitoral. Ela expôs a campanha do MP/RJ pelo combate às fake News, lançada em 1º de abril deste ano, que usa histórias em quadrinhos e vídeos explicativos para alertar cidadãos sobre o risco de consumir e compartilhar conteúdo noticioso falso.

Na parte final da oficina, a procuradora regional Silvana Batini, que foi titular da PRE/RJ em 2020 e auxiliará na fiscalização da propaganda neste 2022, discorreu sobre irregularidades em candidaturas femininas, como a presença de candidatas “laranja” (sem campanha efetiva e promovida só para cumprimento formal da cota de gênero), os dispositivos legais para aumentar a participação feminina nas eleições e a violência política de gênero. Ao final, foram respondidas questões do público de mais de 40 jornalistas, que assistiram ao evento que durou mais que a 1h30 da previsão inicial.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na 2ª Região (RJ/ES)
Tel.: (21) 3554-9003/9199
Twitter: @mpf_prr2

registrado em: *MP Eleitoral
Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Almirante Barroso, 54, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-000

Rua México, 158, Centro
Rio de Janeiro/RJ
CEP 20031-900

PABX: (21) 3554-9000/9255
E-mail: prr2-sac@mpf.mp.br
Twitter: @mpf_prr2


Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (21) 3554-9161 / 9000
https://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Sistema de Protocolo Eletrônico
(Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)
https://apps.mpf.mp.br/ouvidoria/app/protocolo/

Portal do Peticionamento Eletrônico
(Destinado a cidadãos e advogados)
https://aplicativos.mpf.mp.br/ouvidoria/app/cidadao/manifestacao/cadastro/2

Assessoria de Imprensa
E-mail: prr2-assimp@mpf.mp.br
(Canal para imprensa, demais demandas
pelo Protocolo eletrônico ou SAC acima)

Informações sobre licitação
Telefone: (21) 3554-9013
E-mail: prr2-cpl@mpf.mp.br

Plantão judicial
Telefone: (21) 3554-9255 / (21) 99495-4824
https://www.mpf.mp.br/regiao2/plantao

 

Como chegar