Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

1ª Região

Geral
3 de Agosto de 2018 às 18h25

Procuradora Valquíria Quixadá fala a jovens advogados sobre participação feminina no mundo jurídico

Evento, promovido pela OAB/DF, reuniu juristas para debater diversos temas da atualidade

Foto mostra a procuradora-chefe da PRR1 Valquíria Quixadá discursando, com projeção ao fundo onde se lê o tema da palestra: A mulher no MPF.

Descrição da imagem #PraCegoVer: Foto da procuradora-chefe da PRR1 Valquíria Quixadá em painel da ENJA.

Nesta sexta-feira (3), a procuradora-chefe da Procuradoria Regional da República da 1ª Região (PRR1) Valquíria Quixadá participou do XVII Encontro Nacional da Jovem Advocacia (ENJA), a convite da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF). O evento reuniu advogados, magistrados e juristas para debater temas da atualidade. Representando o Ministério Público Federal (MPF), a procuradora-chefe falou da participação feminina no mundo jurídico.

No painel composto unicamente por mulheres, entre elas Estefânia Viveiros, mais jovem presidente da OAB/DF; Fernanda Marinella, presidente da OAB/AL; e a desembargadora do TJDFT Ana Maria Duarte; a procuradora-chefe trouxe o perfil dos membros do MPF, em exposição às dissonâncias de representação entre gêneros, raça e cor; e apresentou avanços alcançados pela instituição na promoção da equidade e de melhorias à carreira das mulheres na instituição.

 “As mulheres são a maioria na educação superior, nos cursos de Direito no Brasil. Onde estamos, então, nos Tribunais, nas cúpulas do Judiciário, nas esferas de poder?”, provocou Valquíria. “Apenas 28 anos após a formação da atual configuração do MPF é que uma mulher teve acesso ao maior cargo da instituição.”, continuou a procuradora, se referenciando à posse da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ocorrida em setembro de 2017.

Dentre os 1.143 membros do MPF, 806 são homens e 337, mulheres, ou seja, os membros homens representam mais de 70% da carreira de procuradores da república. Quanto à distribuição dos membros nos níveis de carreira esses números são igualmente discrepantes, os homens representam: 70%, 71% e 69% nos cargos de procurador, procurador regional e subprocurador da República, respectivamente.

Os dados trazidos pela procuradora-chefe Valquíria Quixadá foram coletados pelas secretarias de Gestão de Pessoas e de Administração/Secretaria Geral, no período de 1º de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2017, e disponibilizados pela subprocuradora-geral da República Ela Wiecko Volkmer de Castilho, durante a 1ª Conferência Nacional das Procuradoras Mulheres, ocorrida em junho deste ano.

Por fim, Valquíria citou resultados da Conferência, que teve a participação de cerca de 100 procuradoras mulheres, e, como avanços, a aprovação de 49 propostas sobre promoção de equidade de gênero, a criação de comissão para o acompanhamento dos desdobramentos e da implementação dessas propostas, e o caderno técnico sobre o evento, que deverá ser lançado pela PGR nos próximos dias.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República da 1ª Região
(61) 3317-4583/ 4862
www.mpf.mp.br/regiao1
Twitter: @MPF_PRR

Contatos
Endereço da Unidade

SAS quadra 5, bloco E, lote 8
Brasília/DF
CEP: 70.070-911

Funcionamento da unidade: 8h às 19h

Twitter@mpf_prr1


(61) 3317-4500

Setor de Atendimento ao Cidadão das 10h às 17h
MPF Serviços

Atendimento à imprensa das 12h às 19h

Plantão

Sistema de Protocolo Eletrônico
(Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico
(Destinado a cidadãos e advogados)

Como chegar