Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

1ª Região

Criminal
23 de Maio de 2016 às 11h55

TRF1 aceita denúncia contra juízes federais no Caso Ajufer/FHE-Poupex

O prejuízo causado por empréstimos fraudulentos supera R$ 20 milhões

imagemIstock

imagemIstock

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) recebeu, por maioria, denúncia formulada pelo Ministério Público Federal contra juízes federais e outros envolvidos no esquema de empréstimos fraudulentos realizados entre a Fundação Habitacional do Exército (FHE-Poupex) e a Associação de Magistrados Federais da 1ª Região (Ajufer), durante os anos de 2000 a 2009. Todas as imputações apresentadas pelo MPF foram recebidas, entre elas: gestão fraudulenta, falsidade material e ideológica, apropriação indébita e lavagem de dinheiro. O prejuízo supera R$ 20 milhões.

Responsável pela denúncia, a procuradora regional da República Raquel Branquinho destaca que: “é uma resposta da sociedade a esse rumoroso caso de fraude que envolveu integrantes da magistratura federal”. Iniciado em 3 de março, o julgamento havia sido interrompido devido ao pedido de vista de membro da Corte Especial. Em maio foram realizadas duas sessões da Corte Especial, que, nesta quinta-feira, 19 de maio, recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal.

A Corte Especial, por maioria, negou o pedido de afastamento dos magistrados que se encontram em atividade. No entanto, o MPF pede também, ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a revisão disciplinar das penalidades impostas a três magistrados federais durante o julgamento do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) número 4.821/2011, que tramitou no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). O MPF postulou que os juízes federais sejam punidos com a pena máxima prevista na Lei Orgânica da Magistratura, que é a de aposentadoria compulsória, pois considera as penas de censura e advertência insuficientes diante da magnitude dos fatos. Um dos magistrados envolvidos já está aposentado.

 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República - 1ª Região
Tel.: (61) 3317-4583
No twitter: mpf_prr1

Assessoria de Comunicação
Procuradoria Regional da República da 1ª Região
twitter.com/MPF_PRR1 
Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(61) 3317-4862/4865

registrado em: Criminal, Denúncia, *2CCR
Contatos
Endereço da Unidade

SAS quadra 5, bloco E, lote 8
Brasília/DF
CEP: 70.070-911

Funcionamento da unidade: 8h às 19h

Twitter@mpf_prr1


(61) 3317-4500

Setor de Atendimento ao Cidadão das 10h às 17h
MPF Serviços

Atendimento à imprensa das 12h às 19h

Plantão

Sistema de Protocolo Eletrônico
(Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas)

Portal do Peticionamento Eletrônico
(Destinado a cidadãos e advogados)

Como chegar