Paraná

Indígenas
26 de Março de 2020 às 13h45

MPF pede à Funai cestas básicas para índios do Oeste e Sudoeste paranaense

As cestas foram solicitadas por conta do isolamento social imposto pela política nacional de enfrentamento ao surto de coronavírus no Brasil e no mundo

arte: fundo verde com a marca d'água imitando folhas com a palavra indígena escrita em grafismos brancos no centro em destaque.

Arte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou da Funai providências para atendimento das necessidades básicas  das aldeias indígenas do Oeste e Sudoeste paranaense  (entre Guaíra e Barracão). As medidas foram solicitadas por conta do isolamento social imposto pela política nacional de enfrentamento ao surto de coronavírus no Brasil e no mundo.

Na última segunda-feira, 24 de março, a PRDC encaminhou ofício à Funai, solicitando informações quanto à regularidade na entrega das cestas básicas aos indígenas do Oeste e Sudoeste; quais produtos e em que quantidade fazem parte dessa cesta básica; quantas cestas e com qual periodicidade é feita a entrega; de que forma pretendem fazer a entrega durante o surto de coronavírus;  e, especialmente, se há possibilidade de aumento da quantidade de produtos por cesta ou de cesta por família enquanto durar o isolamento social.

De acordo com a procuradora da República em Francisco Beltrão (PR) Indira Bolsoni Pinheiro, com as  restrições de mobilidade impostas pelo avanço da doença covid-19, os indígenas passaram a experimentar uma realidade de maior risco do que aquela que já enfrentavam. “Eles não conseguem trabalhar para fazer frente às suas necessidades básicas, inclusive de alimentação e higiene. Da mesma forma, diante da suspensão das aulas, as crianças que frequentavam a escola e lá podiam se alimentar diariamente, já não contam mais com essa ajuda”, afirma a procuradora.

Ministério Público Federal no Paraná
(41) 3219-8843/8934/8870
(41) 98852-7555/98700-2242
mpf.mp.br/pr