Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Piauí

Meio Ambiente
16 de Fevereiro de 2018 às 15h45

MPF recomenda que estudos sobre Adutora do Sertão do Piauí sejam avaliados pela CPRM e Codevasf

Órgão considerou o elevado potencial de recursos tecnológicos, bem como de profissionais especializados das companhias

Imagem ilustrativa: iStock Photos

Imagem ilustrativa: iStock Photos

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação ao secretário de Defesa Civil do Estado do Piauí, Hélio Isaías, para que submeta todas as etapas do Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (Evitea) e do projeto básico de engenharia do sistema da Adutora do Sertão do Piauí à apreciação da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) e Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

Para o órgão, tendo em vista a complexidade do estudo, as companhias têm maior capacidade técnica, recursos financeiros, e, sobretudo, experiências anteriores sobre o tema para acompanhar o processo de viabilidade do projeto da adutora.

No documento, o procurador regional dos Direitos do Cidadão Kelston Lages lembra que a Secretaria Estadual de Defesa Civil do Piauí celebrou convênio com a União Federal (Ministério da Saúde/Funasa) para custear a despesa referente à contratação dos serviços técnicos especializados para o aproveitamento de potencial hídrico no Piauí.

Kelston Lages ainda aponta o considerável “acervo técnico-científico, o elevado potencial de recursos tecnológicos, bem como de profissionais especializados, aliados às experiências anteriores consubstanciadas em estudos já realizados sobre os recursos hídricos subterrâneos (aquíferos 'Cabeça' e 'Serra Grande'), postos à disposição da CPRM e Codevasf”, conforme registrado em reunião ocorrida na sede do MPF/PI em 26 de janeiro.

O procurador estabeleceu prazo de 15 dias para apresentação de resposta quanto ao cumprimento da recomendação.


Íntegra da recomendação.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Estado do Piauí
Fones: (86) 3214 5925/5987
E-mail: prpi-ascom@mpf.mp.br
Twitter@MPF_PI

registrado em: *4CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Avenida João XXIII, 1390,

bairro Noivos,

Teresina - Piauí

CEP 64.045-000

(86) 3214-5915

De acordo com a Portaria PR/PI nº 33, de 29 de março de 2022, o horário de funcionamento da Procuradoria da República no Estado do Piauí (PR/PI) será de 7h30min às 17h30min de segunda a sexta-feira. O atendimento ao público externo será realizado presencialmente no Protocolo e na Sala de Atendimento ao Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30, e, virtualmente, por meio do MPF Serviços.

Assessoria de Comunicação Social das 8 às 13 horas através do Sistema de Atendimento a Jornalistas: www.saj.mpf.mp.br

Plantão judicial

Fax: (86) 3214-5941

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita