Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Eleitoral
4 de Março de 2020 às 18h50

TSE segue entendimento do MP Eleitoral e desaprova prestação de contas do PRP relativas a 2014

Partido deverá ressarcir o erário em R$ 236 mil com recursos próprios

Foto do prédio da PGR com o por do sol refletido

Foto: João Américo/Secom/PGR

Seguindo entendimento do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desaprovou, por unanimidade, a prestação de contas do Diretório Nacional do Partido Republicano Progressista (PRP), relativa ao exercício financeiro de 2014. Para os ministros, a prestação de contas apresenta irregularidades na aplicação do Fundo Partidário e a não comprovação de despesas realizadas pela legenda.

Os ministros também determinaram ao PRP o ressarcimento de R$ 236 mil ao erário, com recursos próprios, e a suspensão do repasse ao partido de cotas do Fundo Partidário pelo período de um mês, a ser cumprida em duas parcelas.

Em sustentação oral, o vice-procurador-geral Eleitoral, Humberto Jacques de Medeiros, destacou que o partido usou um expediente de baixa visibilidade para se subtrair da ação da Justiça. Ou seja, “sacou-se dinheiro de uma conta corrente, colocou-se num cofre do próprio partido e geriu-se dinheiro em espécie, o que dá uma profunda opacidade dos gastos de dinheiro público”.

De acordo com Humberto Jacques, “não é esperável, ao ver do Ministério Público, que uma organização que se pretende vir a comandar a máquina administrativa e o funcionamento do governo e do Estado tenha uma prática dessa qualidade: de esvaziar sua conta bancária para escapar de uma ordem judicial, quando ela sabe que, de ordem judicial, se recorre, mas cumpre-se”. O vice-PGE ressaltou que um partido político tem que ter um nível de profissionalismo para que possa um dia, pelo voto popular, chegar à condução dos negócios de Estado. “Esse tipo de conduta, ao ver do Ministério Público, é absolutamente reprovável”, concluiu.

 

*Com informações do TSE

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade


Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília/DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita