Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Constitucional
10 de Outubro de 2020 às 10h0

STF acolhe pedido da PGR e suspende norma do TO que cria cadastro de usuários e dependentes de drogas

Decisão liminar foi na votação pelo Plenário Virtual da ADI 6.561

#pracegover: arte retangular com fundo azul escuro e bordas pretas finas. está escrito a centro na cor preta a palavra decisão. a arte é da secretaria de comunicação do ministério público federal.

Arte: Secom/MPF

Por maioria de votos, o Supremo Tribunal Federal (STF) acolheu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e concedeu medida cautelar (liminar) para suspender os efeitos da Lei 3.528/2019 do estado do Tocantins. A norma cria o Cadastro Estadual de Usuários de Dependentes de Drogas, e foi questionada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6.561.

Para Augusto Aras, a norma contraria os princípios da dignidade humana, os direitos à intimidade e à vida privada, bem como o devido processo legal e a presunção de inocência. O PGR ainda aponta ofensa à competência privativa da União para legislar sobre matéria penal e processual. 

Em votação pelo Plenário Virtual no período de 2 a 9 de outubro, os ministros do STF seguiram o entendimento do relator do caso, ministro Edson Fachin, e suspenderam cautelarmente a norma do Tocantins até o julgamento final da ação. De acordo com Fachin, a gestão dessas informações compte à União, "não podendo os estados criar cadastro próprio". Em relação ao mérito, o relator assinalou que o cadastro "pretende indevidamente individualizar e selecionar o usuário ou dependente de droga", ofendendo a isonomia ao segmentá-lo socialmente.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita