Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Procuradoria-Geral da República

Geral
29 de Dezembro de 2017 às 15h31

Retrospectiva 2017: veja no IP desta semana a continuação do programa especial sobre as ações que marcaram o ano

Programa vai ao ar pela TV Justiça e pelo canal do MPF no YouTube

Retrospectiva 2017: veja no IP desta semana a continuação do programa especial sobre as ações que marcaram o ano

Na segunda parte da Retrospectiva 2017 -  que vai ao ar no próximo domingo ,31 -, o Interesse Público (IP) destaca as ações do MPF no combate à corrupção. Ano em que o Ministério Público Brasileiro se uniu e mostrou força para enfrentar esse crime que traz sérios danos para a vida do brasileiro. O programa traz ainda um balanço da campanha do Ministério Público lançada em setembro para convocar a população a mudar velhos hábitos cotidianos de corrupção.

A proteção da Amazônia foi outro desafio de 2017. O IP vai relembrar a polêmica extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), área protegida que foi ameaçada por um decreto presidencial que permitia a exploração dos recursos naturais por mineradoras. Depois de muitos protestos e da intervenção do MPF, o governo voltou atrás. E como a proteção da Amazônia é uma prioridade para o MPF, foi lançado ainda um projeto para combater o desmatamento ilegal: o “Amazônia Protege”.

Vamos relembrar ainda a atuação para garantir os direitos das pessoas atingidas pelo maior acidente ambiental do Brasil, provocado pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, Minas Gerais, que completou dois anos em 2017.

No nordeste, cuidado e proteção com o “Velho Chico”. O IP acompanhou o Programa de Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco para conservar e revitalizar o rio que passa por 507 municípios brasileiros.

A saúde também é destaque da Retrospectiva. O programa lembra a intervenção do MPF no caso do hospital particular no Rio Grande do Sul que recebia dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) para atender pacientes da rede pública, mas fazia isso de forma discriminatória, criando ambientes para separar pacientes do SUS dos que são atendidos por convênio. No Mato Grosso, nossa equipe acompanhou o drama de uma aldeia Xavante para ter acesso a medicamentos básicos.

O ano também foi marcado por boas notícias para as comunidades tradicionais como as caiçaras, donas de uma riqueza cultural de grande importância para a sociedade. Um projeto criado pelo MPF em Ilhabela, litoral norte de São Paulo, permitiu que esses grupos tenham maior consciência dos seus direitos.

Houve também o fim da disputa de terras para descendentes de escravos que vieram da Guiné, da Angola e do Congo e que, depois de 20 anos, puderam voltar ao local dos seus ancestrais, no quilombo mais antigo do Rio de Janeiro, em São José da Serra, no município de Valença.

Onde assistir –O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, em tempo real, no site www.tvjustica.jus.br, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.gov.br.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília/DF
CEP 70050-900

 

(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita