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Procuradoria-Geral da República

Direitos do Cidadão
11 de Dezembro de 2018 às 18h35

Projeto de educação em direitos humanos realizado com apoio da PFDC encerra primeiro ano de atividades

Estudantes do ensino médio produziram e apresentaram vídeos para colocar em debate os aprendizados acerca do tema

Alunos de escola contemplada pelo projeto

Imagem: PFDC

Liberdade de expressão, saúde, meio ambiente, lazer, segurança pública e educação. O distanciamento entre as diretrizes da Constituição Federal e a concretização desses e outros direitos esteve no centro do diálogo promovido na última sexta-feira (7) com estudantes do Centro Educacional 11 (CED 11) de Ceilândia, região administrativa do Distrito Federal (DF).

O encontro marcou o final da experiência piloto do projeto “Educação, Direitos Humanos e Prevenção”, uma iniciativa do Instituto Auschwitz para a Paz e a Reconciliação (AIPR), em parceria com a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC/MPF) e a Secretaria da Cidadania/Ministério dos Direitos Humanos.

O projeto objetiva contribuir com a criação e a difusão de ferramentas para uma educação inclusiva, voltada à construção de uma cultura de paz e que permita levar a estudantes do ensino médio debates acerca dos direitos humanos. As interações são realizadas por meio de eixos de aprendizagem que envolvem questões como identidade, igualdade e discriminação; diálogo plural, respeito e tolerância; solidariedade, empatia e cooperação; democracia e direitos humanos; cidadania responsável, fortalecimento e participação da juventude. Contemplam, ainda, temas transversais de cidadania global, como sustentabilidade, meio ambiente, globalização, mídia e comunicação.

Ao longo de 2018, o projeto foi executado simultaneamente em sete escolas. No Distrito Federal, além do CED 11, participou o Centro Educacional Gisno, situado no Plano Piloto de Brasília. As outras cinco escolas estão localizadas em São Paulo (SP). Ao todo foram envolvidos cerca de 700 alunos e 20 profissionais da educação.

Como produto final da formação, foram apresentados vídeos produzidos pelos próprios adolescentes, colocando em debate a garantia e a defesa dos direitos humanos. A partir de diversas abordagens, entre reportagens, entrevistas e reprodução de cenas do cotidiano, os inúmeros olhares dos alunos constituíram um retrato da diversidade local. A estratégia destacou o campo da educomunicação, que busca valorizar o repertório dos alunos e o uso de novas tecnologias de comunicação capazes de despertar motivações e perspectivas de cidadania, preocupando-se com os processos de diálogo e cooperação.

Conforme a maioria relatou, ainda é necessário superar vários desafios para que toda a sociedade, sem quaisquer formas de distinção ou preconceito, possa gozar de seus direitos. Destacaram, ainda, o enfrentamento às violências e a falta de acesso a políticas públicas como problemas estruturais persistentes em suas comunidades.

Na avaliação dos professores que conduziram as atividades no Centro Educacional 11 de Ceilândia, o projeto permitiu aos participantes o reconhecimento das diversidades e a ampliação da capacidade de análise crítica dos jovens, contribuindo para aprofundar os debates e problematizar as mazelas que impactam a população brasileira. “Trabalhar os conceitos de direitos humanos é muito difícil, mas não podemos deixar isso de lado”, afirmou Rodrigo Coelho de Bragança, coordenador das atividades do projeto no CED 11. “Os alunos ficaram mais questionadores. Aprenderam a falar e a ouvir com respeito”, reforçou a professora Elaine Ferreira Gomes Rockenbach. Além de Rodrigo e Elaine, a professora Alzenair Mesquita de Farias Araújo também compõe a equipe que levou a cabo a iniciativa na escola de Ceilândia.

Finalizado este primeiro ciclo, a coordenação do projeto continuará aplicando a ação em 2019. Caberá à equipe diretiva, nesse sentido, a seleção de novas escolas, a avaliação da proposta metodológica e a construção do cronograma de atividades.

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