Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Indígenas
19 de Setembro de 2019 às 21h15

Por trás do fogo: motivação de queimadas na Amazônia pode ser disputa de terra

O programa de notícia do MPF vai ao ar às 20h desta sexta-feira (20) na TV Justiça e depois fica disponível no YouTube, no Canal MPF

Foto mostra um índio em primeiro plano, à direita da imagem, usando um cocar. Ao fundo à esquerda, desfocada, tem uma mulher sentada

Foto: Divulgação/Interesse Público

O Pará é o estado brasileiro com maior índice de desmatamento da Amazônia Legal, de acordo com o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O maior número de focos de queimadas no início de setembro foi registrado na cidade paraense de São Félix do Xingu.

Na última reportagem da série “Amazônia em chamas”, você confere que investigações do Ministério Público Federal apontam para conflitos entre grileiros e indígenas por terras como motivação para os incêndios, que podem ter sido criminosos.

Já no Mato Grosso do Sul, índios da comunidade indígena Guyraroka foram intoxicados depois que um agricultor de uma propriedade vizinha usou calcário para corrigir a acidez do solo.

Em Sergipe, a pesca de arrasto fora da área permitida aumentou a mortalidade de tartarugas marinhas. Quando as redes são usadas muito próximas à costa invadem a área de reprodução e alimentação dos animais, que ficam presos e sufocados.

No Rio de Janeiro, estudo revela crescimento da violência contra religiões de matriz africana no estado. Com isso, o MPF reuniu autoridades e a sociedade civil pra discutir e elaborar políticas públicas pra combater esse problema.

O mandato de Raquel Dodge como procuradora-geral da República chegou ao fim. O programa Interesse Público apresenta um breve balanço da sua gestão. Quem assumiu interinamente o cargo foi o subprocurador Alcides Martins.

Tudo isso e muito mais você confere no Interesse Público desta semana.

Onde assistir - O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça, inédito às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no Canal MPF, no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6400 / 6405

facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

registrado em: , ,
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília/DF
CEP 70050-900

 

(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita