Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
15 de Abril de 2019 às 17h30

PGR requer destinação de R$ 32,7 milhões de acordos de colaboração premiada em favor da União

Foram narrados repasses de propina para agentes políticos estrangeiros, crimes tributários e licitatórios e prática de caixa 2 eleitoral

Foto dos prédios da PGR

Foto: João Américo/Secom/PGR

O vice-procurador-geral da República, no exercício das atribuições de procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) quatro pareceres em que requer a destinação, em favor da União, de um total de R$ 32,7 milhões, provenientes de pagamento de multa e perdimento de bens previstos em acordos de colaboração premiada. Entre os crimes narrados pelos colaboradores, estão a prática de doações para campanhas eleitorais via caixa 2, o repasse de propina para agentes políticos estrangeiros e o cometimento de crimes tributários e licitatórios. Em razão de cláusulas de confidencialidade, os nomes dos colaboradores permanecem em sigilo.

Mariz Maia explica que um dos objetivos dos acordos é recuperar, ao menos parcialmente, o produto ou proveito dos atos ilícitos praticados pelos infratores. Desse modo, a multa aplicada teria o propósito de reparar e minimizar os prejuízos e os danos acarretados à ordem econômica, à administração pública e à moralidade administrativa.

Em relação à prática de caixa 2, Mariz Maia considera ser a União a vítima imediata dos crimes revelados. “Pois crimes que envolvem o processo eleitoral têm como vítima a sociedade, e compete à Justiça Eleitoral, órgão da União, zelar pela lisura e legitimidade dos feitos de natureza eleitoral”, justifica. Nos demais fatos descritos pelos colaboradores, “considerando que não restou identificada vítima brasileira, a destinação do montante depositado deve ser feita, de modo subsidiário, à União”, requer o vice-PGR.

*Atualizada às 18:11 de 16/4/2019, para inclusão de informações relativas a um novo parecer

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita