Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Direitos do Cidadão
6 de Abril de 2017 às 16h20

PFDC participa de audiência pública para planejamento 2017 da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara

Encontro reuniu representações de instituições do poder público, movimentos sociais, conselhos de direitos, órgãos internacionais e coletivos de defesa dos direitos humanos

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados

Foto: Lúcio Bernardo Jr/Câmara dos Deputados

A procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, esteve ontem (5) na Câmara dos Deputados para a audiência pública que construiu o planejamento participativo das atividades da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) para o ano de 2017.

O encontro reuniu representações de instituições do poder público, movimentos sociais, conselhos de direitos, órgãos internacionais e coletivos de defesa dos direitos humanos para uma construção coletiva de questões prioritárias na agenda do colegiado – que agora tem como presidente o deputado Paulão e como vice-presidente a deputada Érika Kokay.

Entre as questões abordadas, a gravidade do sistema prisional brasileiro e a necessidade de mudança da cultura do encarceramento em massa, a defesa da saúde pública, o fim da criminalização de movimentos sociais, a garantia do princípio da laicidade do Estado e dos direitos sexuais e reprodutivos, a situação dos migrantes no Brasil e o enfrentamento aos maus-tratos e à tortura em espaços de privação de liberdade.

“Diante da magnitude dos retrocessos sociais que vive o país, é hora de estabelecer alianças. Unir lutas do campo e da cidade e também as instituições voltadas à proteção dessas garantias. É hora de unificar bandeiras em torno de uma agenda mais ampla, que é a própria defesa dos direitos humanos”, destacou a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat .

Além da representante do Ministério Público Federal, a mesa do encontro contou com a participação do secretário de Direitos Humanos, Participação e Cidadania do Estado de Minas Gerais e primeiro presidente da CDHM, Nilmário Miranda; do presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos, Darci Frigo; do presidente da Associação dos Juízes Federais, Roberto Carvalho Veloso; e do presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB, Everaldo Patriota.

“A defesa da dignidade humana, respaldada em todos os capítulos da Constituição Federal, é o elemento galvanizador desta Comissão. Essa audiência será o início de uma gestão participativa, que construirá pontes com a sociedade civil e demais instâncias institucionais para enfrentar com firmeza os retrocessos que o país vive”, destacou o presidente da CDHM.

Entre os movimentos e organizações que participaram do debate estão: Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados; Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transexuais; Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria; Central Única dos Trabalhadores; Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Piauí; Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB; Comitê Nacional pela Diversidade Religiosa; Conectas; Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura; Conselho de Direitos Humanos do Distrito Federal; Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa; Conselho Federal de Psicologia; Conselho Indigenista Missionário; Conselho Nacional de Saúde; Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); Defensoria Pública da União; Fora do Eixo; Intervozes; Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura; Mídia Ninja; Movimento dos Atingidos por Barragens; Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra; Movimento Nacional de Direitos Humanos e a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

Ao todo, foram 33 propostas de encaminhamento para avaliação da Comissão de Direitos Humanos e Minorias. O resumo das propostas, que serão transformadas em um relatório e um planejamento da CDHM, pode ser acessado aqui .

Assessoria de Comunicação e Informação - ACI
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - PFDC/MPF
Tel.: (61) 3105-6083
pfdc-comunicacao@mpf.mp.br
twitter.com/pfdc_mpf

registrado em: *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita