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26 de Janeiro de 2017 às 17h50

Ouvidoria do MPF recebe certificado ISO 9001 de qualidade

A certificação atesta a eficiência dos processos de tramitação das demandas enviadas pelos cidadãos

Foto: Antônio Augusto SECOM/PGR/MPF

Foto: Antônio Augusto SECOM/PGR/MPF

A Ouvidoria-Geral do Ministério Público Federal (MPF) recebeu o certificado ISO 9001:2015 de qualidade na tramitação e atendimento das demandas recebidas dos cidadãos. Concedido pela Fundação Vanzolini, a certificação representa economia de tempo e de recursos, transparência, segurança e qualidade nos processos de trabalho, além de confiabilidade institucional.

O certificado foi entregue neste quarta-feira, 25 de janeiro, pelo secretário-geral do Ministério Público da União, Blal Dalloul, à ouvidora-geral do MPF, Julieta Albuquerque. Ele foi emitido após auditoria realizada pela Fundação Vanzolini nas atividades da Ouvidoria, em dezembro. Também participaram da entrega o assessor-chefe da Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica (Amge), Cristiano Rocha Heckert, além de servidores dos dois setores.

O documento atesta a qualidade do processo de tramitação das manifestações recebidas pela unidade, que inclui a análise dos pedidos, envio para as áreas responsáveis, solução da demanda e envio da resposta ao demandante. A obtenção do certificado foi fruto do trabalho de modernização de procedimentos desenvolvido em 2016 pela Ouvidoria em parceria com a Amge. Como resultado, foram implantados a Política da Qualidade da Ouvidoria do MPF e os Manuais de Qualidade e de Normas e Procedimentos (Tramitação de Manifestações).

Para a ouvidora-geral, o certificado é um estímulo para aprimorar cada vez mais o trabalho. “O certificado mostra que a equipe está se esforçando e se aprimorando, de forma a garantir um trabalho qualificado. É um estímulo para que a gente continue aperfeiçoando os procedimentos, garantindo agilidade e transparência no atendimento ao cidadão”, destacou Julieta Albuquerque.

A partir de dados estatísticos extraídos do Sistema Cidadão, no ano de 2016, a Ouvidoria do Ministério Público Federal recebeu e tratou 15,8 mil manifestações. Desse total, 2,7 mil dizem respeito a matérias de atribuição da Ouvidoria, nos termos da Portaria PGR/MPF nº 519/2012, e foram finalizadas após o devido processamento. Outras 13,1 mil, após minuciosa análise do conteúdo, foram encaminhadas às Salas de Atendimento ao Cidadão (SAC), setor responsável por distribuir às unidade do MPF as manifestações relacionadas à atividade-fim da instituição.

Política de Gestão da Qualidade – Em 2015, o MPF adotou a certificação dos processos nos padrões da norma ISO 9001:2015, visando a melhoria dos procedimentos para garantir à instituição a capacidade de fornecer serviços que atendam à sociedade com eficiência e eficácia. O certificado é revisado anualmente para conferir se os procedimentos habilitados estão seguindo os requisitos da norma.

Para o secretário-geral do MPU, o certificado é o reconhecimento do esforço empreendido nos últimos anos para aprimorar o atendimento à sociedade. “A Ouvidoria é mais uma unidade que tem a qualidade de seu trabalho, processos e rotinas reconhecida pela administração. Isso é muito importante para todos e serve de exemplo”, destacou Blal Dalloul.

Em 2015, foram certificados três processos da Câmara de Combate à Corrupção (gestão de eventos, de autos distribuídos e de projetos); três processos da Câmara do Consumidor e Ordem Econômica (triagem e distribuição, elaboração de propostas de enunciados e elaboração de minuta de votos); além do Gabinete do Procurador-Geral da República. Em 2016, além Ouvidoria, a 6ª Câmara recebeu o certificado nas áreas de gestão de projetos e de autos de revisão.


Veja o Certificado ISO 9001:2015.

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