Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
9 de Maio de 2016 às 14h45

Ouvidoria do MPF apresenta relatório de atividades de 2015 com aumento nos atendimentos e na efetividade

Material traz síntese das demandas recebidas e tratadas no ano, que cresceram 59% em comparação a 2014

Ouvidoria do MPF apresenta relatório de atividades de 2015 com aumento nos atendimentos e na efetividade

Seguindo o princípio da transparência, a Ouvidoria do Ministério Público Federal (MPF) divulga, nesta segunda-feira, 9 de maio, seu Relatório de Atividades de 2015. O material traz uma síntese das demandas recebidas e tratadas no ano, possibilitando indicar aos gestores e aos órgãos superiores as oportunidades de melhoria, bem como possibilita a identificação das boas práticas da instituição.

A pesquisa foi realizada entre junho e dezembro de 2015, e buscou medir o nível de satisfação dos cidadãos com relação aos serviços prestados pela Ouvidoria do MPF. Ao longo do ano, a Ouvidoria recebeu 9.076 demandas, o que representa um aumento de 59% em relação a 2014. Em 2015, 3.999 foram finalizadas e 4.994 foram encaminhadas às salas de atendimento ao cidadão do MPF. O acervo para análise e finalização em 2016 foi de 140 manifestações.

“O relatório deste ano prioriza as demandas próprias da Ouvidoria, traçando um perfil do demandante e a situação do atendimento. Dessa forma, conseguimos melhorar o atendimento ao cidadão e a efetividade da nossa atuação”, comemora a ouvidora-geral do MPF, subprocuradora-geral da República Julieta Albuquerque.

As demandas que chegam à Ouvidoria são solicitação de providências e informação (36%), reclamações (29%), denúncias (26%), sugestões (4%) e críticas e elogios (3%). O principal meio de recebimento é a internet, via formulário eletrônico disponível no Portal do MPF e na página da Ouvidoria, correspondendo a 97% das manifestações cadastradas. Apenas 2% das demandas foram feitos por correio eletrônico e 1% via telefone ou atendimento preferencial.

Há ainda a possibilidade de arquivamento sumário das demandas, correspondendo a 11% do total analisado no período. A maioria das manifestações é finalizada em um dia; 15% levaram cerca de 30 dias. As respostas, na maioria, são feitas por meio de resposta direta ao cidadão (52%), mas há também a possibilidade de serem feitas via expedição de ofício (38%) ou memorandos (6%), além de e-mail (4%).

Ouvidoria – A Ouvidoria do MPF foi instituída pela Portaria PGR/MPF 519/2012 e tem como finalidade, além de assegurar a interlocução com a sociedade, contribuir para garantir transparência, eficácia, economicidade, efetividades, presteza, compromisso público e ética nas atividades desempenhadas pelos membros, órgãos, servidores e serviços auxiliares do MPF. Desde a sua criação, a Ouvidoria recebeu 20.398 manifestações, respondeu 12.380 e encaminhou às áreas competentes 7.880.

As demandas chegam a Ouvidoria e são resolvidas em seu âmbito, quando de sua competência, ou encaminhadas à unidade responsável do MPF, no caso de se referirem à atuação do Ministério Público Federal. Os casos que não são da competência da Ouvidoria devem ser feitos à Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF.

Plano de Ação – Além do balanço da atuação, o relatório traz o Plano de Atuação da Ouvidoria, dividido em Regulamentação, Operacionalização, Comunicação, Capacitação e Parcerias. Dentro de cada eixo, há atividades a serem desenvolvidas, metas a serem cumpridas, além de indicadores, seus respectivos responsáveis e o prazo de execução.

Acesse o relatório

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6404/6408
Twitter: MPF_PGR
facebook.com/MPFederal

registrado em: *Ouvidoria
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita