Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Procuradoria-Geral da República

Geral
30 de Agosto de 2017 às 13h37

MPF promove Seminário de Perícia Digital e Crimes Cibernéticos em Brasília

Inscrições para participar do evento já estão abertas para o público interno e externo

MPF promove Seminário de Perícia Digital e Crimes Cibernéticos em Brasília

A Secretaria de Apoio Pericial do Ministério Público Federal (Seap/MPF) promove no dia 12 de setembro, a partir das 14h, o Seminário de Perícia Digital e Crimes Cibernéticos, na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), em Brasília. O evento será aberto para o público interno e externo, com o objetivo de debater os desafios enfrentados em perícias digitais e nas investigações de crimes cibernéticos nacionais e internacionais.

Interessados em participar já podem se inscrever pelo e-mail seminariopd@listas.mpf.gov.br. É preciso informar nome, e-mail, telefone e instituição. Membros e servidores do MPF devem fazer a inscrição pelo sistema Hórus, na intranet. O evento é voltado, sobretudo, para peritos, integrantes de órgãos do sistema de Justiça, autoridades e servidores que atuam no combate a crimes cibernéticos, especialistas, estudantes e demais interessados no tema. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de setembro.

O objetivo do seminário é aumentar o conhecimento sobre as áreas de atuação da perícia digital e de Tecnologia da Informação, além de promover a conscientização sobre os crimes cibernéticos, a partir de casos reais e práticos. Isso porque aplicativos de celular e tecnologias computacionais são cada vez mais utilizados por criminosos para prática de delitos, como tráfico de drogas, de armas, de pessoas, troca de pornografia infantil, preparação de sequestro, de homicídios e atentados terroristas, entre outros.

O seminário será aberto pela secretária da Seap, procuradora regional da República Elizabeth Kobayashi, e contará com palestras de diversos especialistas no tema. A procuradora regional da República Neide de Oliveira, que coordena o Grupo de Apoio no Combate aos Crimes Cibernéticos da Câmara Criminal, será uma das palestrantes, assim como o adido de propriedade intelectual do departamento da justiça de EUA, Daniel Ackerman. Ele abordará os desafios internacionais em casos de crimes cibernéticos e perícia digital. Busca e apreensão de terminais, investigações online e os efeitos internacionais desse tipo de crime são outros dos temas que serão tratados.

O assessor-chefe da Assessoria Temática de Tecnologia da Informação e Comunicação da Seap, Marcelo Caiado, explica que a perícia tem sido bastante demandada nos últimos anos, em função da migração de diversas atividades criminosas do mundo real para o mundo virtual e do surgimento de novas modalidades de crimes proporcionadas pela tecnologia. “O seminário vem auxiliar a preencher uma lacuna na corrente falta de capacitação específica de membros, peritos, analistas jurídicos e demais profissionais que atuam na área de crimes cibernéticos e que demandam perícias de Tecnologia da Informação”, destaca Elizabeth Kobayashi.

SERVIÇO
Seminário de Perícia Digital e Crimes Cibernéticos
Data: 12 de setembro de 2017
Local: Auditório JK da PGR, em Brasília
Horário: 14h às 18h
Inscrições: Público externo pelo e-mail seminariopd@listas.mpf.gov.br e público interno pelo sistema Hórus na Intranet.

Confira a programação

Assessoria de Comunicação Estratégica do PGR
Procuradoria-Geral da República
pgr-noticias@mpf.mp.br
(61)3105-6400/6405

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília/DF
CEP 70050-900

 

(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita