Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

26 de Novembro de 2015 às 15h30

MPF é premiado em cerimônia de entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

A instituição participa da 5a edição do Programa da SPM

Representantes de 68 instituições se reuniram no auditório da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio nesta terça-feira (24) para a cerimônia de entrega do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, conferido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM). O Ministério Público Federal (MPF) recebeu a certificação pelo cumprimento do plano de ações para a promoção da equidade de gênero e racial no ambiente de trabalho.

Na abertura do evento, a secretária especial de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci ressaltou que, apesar do crescimento da participação de mulheres no mercado de trabalho formal, o incremento no rendimento médio das trabalhadoras brasileiras ainda não é suficiente para alcançar equidade no mercado de trabalho. No discurso, a secretária parabenizou as organizações premiadas no enfrentamento do preconceito: “As organizações aqui presentes cumpriram seu compromisso. Elas foram capazes de confrontar os padrões culturais que orientam as relações de trabalho e construir novas formas de gerenciar um ambiente organizacional pelo princípio da sustentabilidade e da não-discriminação”.

A coordenadora do Comitê Gestor de Gênero e Raça do MPF, vice-procuradora-geral da República Ela Wiecko, celebrou a conquista e reforçou que, por ser uma instituição que luta pelos direitos do cidadão e da cidadã, o MPF deve ser referência na promoção de equidade nas relações de trabalho. “Na medida em que se exige de outros órgãos, o MPF deve verificar se como instituição também está atendendo estes princpios de equidade de gênero e raça”.

Pró-Equidade no MPF – O Ministério Público Federal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Genero e Raça em março de 2014. Desde então, vem desenvolvendo ações para aperfeiçoar a igualdade nas relações de trabalho dentro da instituição. Além do compromisso de conhecimento do perfil institucional, o MPF investiu em ações de capacitação e ampliação de benefícios.

Entre os benefícios voltados para as servidoras, estão a ampliação em 20%, do número de vagas do Programa de Assistência à Mãe Nutriz da Procuradoria-Geral da República (Materninho) e redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais das servidoras que amamentam seus filhos com idade de até 24 meses.

Houve ainda ampliação das cotas raciais de 10% para 20% em contratos de empresas prestadoras de serviços terceirizados do MPF.

Pró-Equidade - O Programa Pró-Equidade de Gênero e raça tem o intuito de disseminar novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional para alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. A iniciativa é dirigida a empresas de médio e grande porte, podendo serem públicas ou privadas, com personalidade jurídica própria. Em 10 anos a iniciativa já premiou 127 instituições.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita