Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Criminal
22 de Novembro de 2017 às 19h40

MPF apresenta à Câmara dos Deputados nota técnica sobre reforma do Código de Processo Penal

Proposta foi aprovada no Senado e aguarda manifestação da comissão especial que trata do tema na Câmara Federal

Foto: Secom/PGR

Foto: Secom/PGR

A Secretaria de Relações Institucionais do Ministério Público Federal (SRI/MPF) apresentou nessa terça-feira (21) nota técnica à comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma do Código de Processo Penal (PL 8045/2010). No estudo, o MPF analisou o texto e propôs aperfeiçoamentos à matéria em tramitação no Congresso Nacional. A proposta, que está sendo discutida desde 2010, sugere alterações na atual legislação.

O PL foi aprovado no Senado e aguarda manifestação da comissão designada para análise da matéria na Câmara. O relator-geral, deputado João Campos (PRB/GO), trabalha na formatação do relatório final considerando propostas setoriais de cinco relatores parciais da matéria. Cada um dos parlamentares relatores ficou responsável por uma etapa do projeto, e os cinco relatórios foram analisados pelo MPF – que propõe mudanças à reforma.

Nota técnica – No documento, que foi produzido pela SRI em parceria com a Câmara Criminal (2ªCCR), o MPF ressalta que é preciso analisar os dispositivos tendo presente o princípio acusatório, eleito como espinha dorsal da sistemática processual penal. Assim, importa revestir a investigação criminal de cautelas capazes de evitar a prática de ilegalidades, sem que isso prejudique a eficiência da apuração dos fatos.

Entre os pontos específicos de debate, a nota técnica defende a modernização das investigações criminais. Conclui que o indiciamento é ato muitas vezes burocrático, desprovido de qualquer efeito jurídico e que merece ser revisto. Ainda chama a atenção para a oportunidade ímpar que o Congresso Nacional tem para disciplinar o cumprimento da pena após a condenação em segunda instância – conforme jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.

Leia a íntegra da nota técnica

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr

registrado em: *2CCR
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita