Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Sistema Prisional
2 de Dezembro de 2019 às 14h0

Mostra de cinema na PGR discute sistema prisional e direitos humanos

O evento acontecerá entre 9 e 11 de dezembro, com a exibição de filmes e realização de rodas de debate

A arte traz o nome da Mostra de Cinema Sistema Prisional e Direitos Humanos, aplicado sobre fundo laranja, com fotografias de cenas dos filmes que serão exibidos

Arte: Secom/PGR

A Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR) e o Comitê Gestor de Gênero e Raça do Ministério Público Federal promovem, de 9 a 11 de dezembro, a “Mostra de Cinema – Sistema Prisional e Direitos Humanos”. O evento é aberto ao público e acontece na sede da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. A atividade, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, comemorado no dia 10 de dezembro, tem o objetivo de fomentar o debate e contribuir para a reflexão sobre a realidade do sistema prisional brasileiro, além de discutir questões como racismo institucional, singularidades de gênero, entre outras.

São três dias de evento, cada um deles com a exibição de um filme seguida de roda de conversas. A participação na atividade dá direito a certificado. Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 6 de dezembro pela internet. Os membros e servidores podem se inscrever via sistema Hórus, enquanto o público externo deve acessar o formulário eletrônico já disponível.

Programação - No primeiro dia (9 de dezembro), às 16h, haverá a abertura do evento e a exibição do documentário “Justiça” (2004), de Maria Augusta Ramos, um filme que registra o dia a dia do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. As câmeras acompanham trabalho de promotores, defensores públicos, juízes e revelam a realidade dos réus, oferecendo ao público uma reflexão sobre o sistema judicial brasileiro e as estruturas de poder vigentes no país.

Já no dia 10 de dezembro, também às 16h, será exibido "Central – O filme” (2017), de Tatiana Sager e Renato Dorneles, que mostra o domínio das facções no Presídio Central de Porto Alegre, um dos maiores do Brasil. O filme é baseado no livro “Falange Gaúcha - a história do Crime Organizado no RS”, de Renato Dorneles.

Por fim, no dia 11 de dezembro, às 16h, os participantes poderão conferir o documentário "Cárcere e a Rua" (2004), de Liliana Sulzbach. A obra conta a história de três mulheres marcadas pelo destino: Cláudia, a presidiária mais antiga e respeitada da Penitenciária Madre Pelletier, em Porto Alegre; a jovem Daniela, que corre risco de vida por ser acusada de ter matado o próprio filho; e Betânia, que aguarda a liberdade para viver a vida ao lado de um novo amor.

SERVIÇO
Mostra de cinema - Sistema Prisional e Direitos Humanos
9, 10 e 11 de dezembro, sempre às 16h
Local: Memorial do MPF, sede da Procuradoria-Geral da República (SAF Sul Quadra 4 Conjunto C)

Programação
9/12 – 16h – Abertura e exibição do documentário “Justiça" (2004) - duração de 1h40min - Direção: Maria Augusta Ramos 
10/12 - 16h - Exibição do documentário "Central - O Filme" (2017) - duração de 1h15min - Direção: Tatiana Sager e Renato Dorneles. 
11/12 - 16h - Exibição do documentário "Cárcere e a Rua" (2005) - duração de 1h20min - Direção: Liliana Sulzbach.

Todas as exibições serão seguidas de roda de debates.

Inscrições até 6/12
Membros e servidores do MPF: Sistema Hórus
Público externo: Formulário eletrônico
Informações: 7ccr-incricoes@mpf.mp.br

Participantes receberão certificado (atividade correspondente a 6h30)

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

registrado em: ,
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília/DF
CEP 70050-900

 

(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita