Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Procuradoria-Geral da República

Geral
11 de Dezembro de 2017 às 20h10

Interesse Público traz balanço das principais ações do MPF em 2017 no combate à corrupção

Programa já está disponível no canal do MPF no YouTube

Interesse Público traz balanço das principais ações do MPF em 2017 no combate à corrupção

O trabalho do Ministério Público Federal (MPF) neste ano em diversas frentes no combate à corrupção foi tema do Interesse Público especial deste domingo (10). O crime rouba recursos da administração pública e afeta diretamente o dia a dia do cidadão brasileiro. O país perde mais de 200 bilhões de reais por ano com esse tipo de crime. No estúdio do IP, a subprocuradora-geral da República Mônica Nicida fala sobre os acordos de leniência, um dos principais instrumentos do MPF para a obtenção de provas.

Você vai ver como está a Operação Calicute, a 37ª fase da Lava Jato que trouxe à tona números e fatos impressionantes no Rio de Janeiro. Com a atuação do MPF, 12 pessoas foram condenadas pelo esquema criminoso que movimentou quase 40 milhões de reais no Brasil e mais de 317 milhões no exterior. Entre elas, o ex-governador do estado Sérgio Cabral.

A Operação Lava Jato, um símbolo constante da luta do MPF contra a corrupção, também é tema do programa. No Paraná foram mais de 880 mandatos de busca e apreensão, 100 de prisões preventivas e 111 temporárias. Somadas, as penas dos condenados chegam a 1.753 anos de prisão.

No Mato Grosso, o IP mostra a Operação Ararath, que chegou à 12ª fase. Entre os acusados o ex-governador do estado e o atual prefeito de Cuiabá. Já foram propostas 28 ações penais envolvendo mais de 50 denunciados e mais de 300 milhões de reais em bens dos acusados foram bloqueados. E ainda, em Brasília, duas importantes operações: a Zelotes, que investiga fraudes no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Públicos), com o cancelamento de dívidas de empresas com o governo; e a Operação Greenfield, uma força- tarefa formada para investigar dinheiro desviado dos fundos de pensão.

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, em tempo real, no site www.tvjustica.jus.br, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube (www.youtube.com/tvmpf).

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.gov.br.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília/DF
CEP 70050-900

 

(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita