Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
8 de Novembro de 2019 às 19h40

Interesse Público: toda pessoa pode e deve fiscalizar o uso de recursos públicos

Programa Interesse Público vai ao ar nesta sexta-feira (8), às 20h, na TV Justiça, e será reprisado no domingo (10), às 17h. Depois as notícias podem ser acessadas no Canal MPF, no YouTube

Foto das mãos de uma pessoa segurando a cartilha cidadão em ação

Foto: Interesse Público/Divulgação

No Interesse Público desta semana você saberá que o Ministério Público Federal (MPF) lançou a cartilha educativa Cidadão em Ação, na Paraíba. A publicação ensina como fiscalizar casos de má gestão e onde denunciar irregularidades envolvendo a aplicação de dinheiro público.

Crise humanitária: de acordo com a agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados, mais de 70 milhões de pessoas deixaram suas pátrias em busca de melhores condições. No Brasil, dos refugiados já oficialmente reconhecidos, 36% são sírios; 15% congoleses; 9% angolanos; 7% colombianos e 3% venezuelanos. Das solicitações de refúgio atualmente em processo no Brasil, mais da metade é de venezuelanos. Conheça o trabalho do MPF em Santa Catarina para acolher essa população e combater o preconceito.

No Rio de Janeiro, o Hospital do Câncer de Nova Friburgo está com a construção parada desde 2016. A paralisação prejudica o tratamento de pacientes de oncologia que moram no município: para combater a doença eles precisam viajar por horas.

A proposta de expansão do centro de lançamento de Alcântara, no Maranhão, afeta mais de 700 famílias de quilombolas que moram na região. Os impactos sobre as comunidades tradicionais vêm desde o começo da implantação do centro.

Já na região norte de Minas Gerais o problema é a demora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Há pedidos de revisão de benefícios que já duram 13 anos.

Tudo isso e muito mais você assiste no Interesse Público desta semana.

Programa Interesse Público – No ar há 16 anos, o IP é uma revista eletrônica semanal com duração de 30 minutos. Em 2019, recebeu o primeiro lugar na categoria programa de televisão no XVII Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, no XV Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça.

Coordenado pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, o IP é produzido pela Chá com Nozes e tem a colaboração das unidades do Ministério Público Federal em todo o Brasil.

Toda sexta-feira, às 20h, uma edição inédita estreia na TV Justiça, com reprises em outros dias da semana e no site da estação. O programa também é transmitido por emissoras parceiras em diversos estados. Você ainda pode acessar as reportagens do Interesse Público no Canal MPF, no YouTube.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6400 / 6405

facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília/DF
CEP 70050-900

 

(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita