Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Geral
23 de Outubro de 2020 às 15h5

Interesse Público aborda os conflitos envolvendo a regularização fundiária no Brasil

Edição inédita do programa vai ao ar nesta sexta-feira (23), às 20h, na TV Justiça, e no domingo (25), às 17h30

#pratodosverem: Imagem mostra apresentadora dentro do estúdio do IP, em pé do lado esquerdo olhando para um telão com a imagem do entrevistado, Julio Jose Araujo Junior, do lado direito da imagem.

Reprodução: Interesse Público

A regularização fundiária busca promover a redistribuição de terras entre trabalhadores rurais e gerar renda no campo, com o aumento da produção agrícola e pecuária. Atualmente, mais de 960 mil famílias vivem em assentamentos criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Mas o desmatamento e a violência no campo geram muitos conflitos em todo o país.

Esta semana, o procurador da República Júlio José Araújo Júnior fala sobre a atuação do Ministério Público Federal na defesa do direito à terra. Ele é o coordenador do grupo de trabalho Reforma Agrária e Conflitos Fundiários, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - órgão do MPF. O bate-papo fecha a série sobre o tema que começou na semana passada com a cobertura de visitas a assentamento na Bahia realizadas pelo procurador federal dos Diretos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, e outros membros do Ministério Público Federal.

Em Minas Gerais, a equipe do Interesse Público mostra a realidade das ameaças e da violência contra a comunidade LGBTQI+. O MPF, por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), acionou a Justiça para que uma mulher que incitou a morte de homossexuais em uma rede social seja condenada ao pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$50 mil.

O IP mostra ainda o caso seis pessoas que foram denunciadas por maus-tratos a um jacaré-do-papo-amarelo, em Alagoas. Cinco homens e uma mulher atuaram em conjunto na prática de maus-tratos e morte do animal ameaçado de extinção, sendo que parte da ação foi filmada e divulgada nas redes sociais.

Essas e outras matérias podem ser conferidas hoje na edição inédita veiculada pela TV Justiça, ou posteriormente no canal do MPF no YouTube

Onde assistir – O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça às sextas-feiras, às 20h, com reprise aos domingos, às 17h30, e em outros dias da semana. É transmitido pela TV Câmara, aos sábados às 20h30, e aos domingos às 11h30. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação Social da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/tvmpf

Contatos
Endereço da Unidade


Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília/DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita