Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Combate à Corrupção
15 de Março de 2017 às 20h35

Força-tarefa Lava Jato é homenageada com Diploma de Mérito do Coaf

O prêmio é direcionado a instituições que tenham se destacado na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro ou ao financiamento do terrorismo

Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR

Foto: Leonardo Prado/Secom/PGR

A Forca-tarefa Lava Jato recebeu, nesta quarta-feira, 15 de março, o Diploma de Mérito do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o procurador da República Deltan Dallagnol, o diretor-geral da Polícia Federal Leandro Daiello, e o delegado da Polícia Federal Maurício Leite Valeixo receberam a homenagem.

Em seu discurso, Janot agradeceu a homenagem, feita por profissionais que trabalham em conjunto no enfrentamento à corrupção, e destacou que nenhuma instituição está habilitada a alcançar qualquer resultado sozinha. “Recebemos com alegria o reconhecimento do trabalho em um ambiente de instituições que mutuamente se auxiliam nesse interesse público comum que é tirar o país da lama da corrupção que se desvenda agora e que vem de muito tempo”, disse. Para ele, o trabalho realizado hoje será percebido por gerações futuras. “Temos que ter a convicção de que trabalhamos para o 'por vir' e que provavelmente não veremos esse resultado, mas o resultado virá com certeza”, finalizou.

Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Paraná, ressaltou a importância do trabalho do Coaf para as investigações e a troca de informações entre os órgãos. “Na Lava Jato foram mais de 700 vezes em que o Coaf diagnosticou problemas e nos encaminhou informação”, disse.

O Diploma de Mérito Coaf foi em criado em 2011 para homenagear personalidades ou instituições, nacionais e estrangeiras que tenham se destacado na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro ou ao financiamento do terrorismo. Ao todo, foram 12 agraciados entre membros do Executivo, Judiciário, Polícia Federal.

Segundo o presidente do Coaf, Antônio Gustavo Rodrigues, os diplomados compartilham interesse comum com a instituição. "Todos os homenageados contribuem para que o sistema de combate à lavagem de dinheiro no Brasil funcione", declarou.

Edições anteriores - Em anos anteriores, outros membros do MPF foram homenageados com o diploma: em 2016, os procuradores Regionais da República Vladimir Aras e Wellington Saraiva; em 2012, a subprocuradora-geral da República Raquel Dodge; em 2013, os procuradores Regionais da República Rodrigo de Grandis e Raquel Branquinho; em 2014, o procurador Regional da República José Robalinho Cavalcanti, hoje presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); e, em 2015, a procuradora da República Vanessa Cristhina Marconi Zago Ribeiro Scarmagnani, representando a força-tarefa do MPF na Operação Ararath, em Mato Grosso.

Assessoria de Comunicação Estratégica do PGR
Procuradoria-Geral da República
pgr-noticias@mpf.mp.br
(61)3105-6400/6405

registrado em: *Lava Jato
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita