Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Eleitoral
25 de Julho de 2022 às 16h10

É falso que documento secreto da PGE aponta problemas na apuração das Eleições 2018

Informações retiradas de contexto se referem à manifestação de abril de 2021 pelo arquivamento de uma representação

Arte: Secom/MPF

Arte: Secom/MPF

A respeito de notícias recebidas pelo alerta de desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre suposto documento secreto da Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) apontando falhas na apuração das eleições 2018, a Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República (PGR) esclarece que a informação é falsa e foi tratada de forma descontextualizada. 

A notícia se refere ao documento público de arquivamento da Notícia de Fato nº 1.00.000.004090-2021-95, em que um cidadão questiona a lisura do pleito de 2018 e sugere a adoção de voto impresso no país. Na manifestação, de 6 de abril de 2021, a Vice-Procuradoria-Geral Eleitoral transcreve trechos de documento do TSE em que se concluiu que "o processo de apuração realizado pela urna eletrônica gera elementos que inviabilizam qualquer fraude a ser realizada nos processos de totalização, realizado sobretudo em banco de dados, e na divulgação de resultados".

Após apuração e análise dos documentos apresentados, a vice-PGE não identificou irregularidades no caso e determinou o arquivamento da Notícia de Fato.

Parceria - O Ministério Público Eleitoral e o TSE atuam em conjunto no combate à desinformação nas eleições brasileiras. Em abril, as duas instituições firmaram um acordo com o objetivo de fomentar a criação de um ambiente saudável e transparente para o debate de propostas e ideias, evitando a disseminação de discurso de ódio e de notícias falsas que possam abalar a confiança social sobre o processo eleitoral e a livre escolha do eleitor. Pelo acordo, as instituições se comprometem a manter canal de comunicação célere e eficiente para o tratamento de casos relacionados a práticas de desinformação.

Acesse a íntegra da manifestação

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade


Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita