Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Cooperação Internacional
5 de Fevereiro de 2021 às 21h30

Brasileiro investigado por tráfico e exploração de mulheres é extraditado da Europa para o Brasil

Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República acompanhou o processo de extradição

#PRACEGOVER: arte retangular sobre desenho vazado de um mapa múndi na cor bege. está escrito cooperação internacional. a arte é da secretaria de comunicação do ministério público federal.

Arte: Secom/MPF

Um catarinense investigado por tráfico de pessoas e prática de cárcere privado foi extraditado, nessa quinta-feira (4), da Bielorrússia para o Brasil. Ele estava preso desde outubro do ano passado, em Minsk, capital do país europeu, a pedido da Justiça brasileira. Os pedidos de prisão preventiva e de extradição feitos pela Justiça Federal de Porto Alegre vêm sendo acompanhados pela Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI/PGR), que cuidou do trâmite de envio de toda a documentação à autoridade central brasileira em matéria penal.

No Brasil, o catarinense é alvo de inquérito da Polícia Federal que investiga um esquema de tráfico e exploração sexual de mulheres. A investigação foi aberta após uma das supostas vítimas ter procurador o Consulado Brasileiro na Bielorrússia para relatar que estava sendo submetida, desde janeiro do ano passado, a violência e cárcere privado para fins de prostituição.

Segundo a mulher, ela residia no apartamento do investigado, onde sofria abusos sexuais e era obrigada a gravar vídeos pornográficos, que eram vendidos a clientes pela internet. A suposta vítima relatou que não podia sair de casa e era submetida a dietas rigorosas, tendo ficado até quatro dias sem comer. Também sofria outros tipos de tortura e era forçada a cooptar mais meninas para serem exploradas sexualmente.

Além da prisão, a Justiça determinou a realização de busca e apreensão na residência do pai do brasileiro, em Porto Alegre (RS). No local foram apreendidos celulares, computadores, drogas, entre outros objetos que vão auxiliar na investigação.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita