Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Procuradoria-Geral da República

Direitos do Cidadão
28 de Junho de 2022 às 18h55

Aberta seleção de artigos para a obra Os Direitos das Vítimas: Reflexões e Perspectivas

Iniciativa integra Movimento Nacional, que busca aprimorar atuação do MP no resgate da dignidade de quem teve direitos violados. Trabalhos devem ser enviados até 27 de agosto

arte retangular com fundo cinza. À esquerda, sobre um retângulo com fundo branco delineado com preto e o desenho de uma lupa com um olho aberto, está escrito movimento nacional em defesa das vítimas nas cores vermelho e preto. à direita, sobre tarja verde, está escrito edital de chamamento de artigos para publicação. logo abaixo, na cor preta, os direitos das vítimas: reflexões e perspectiva. Um pouco mais abaixo está escrito prazo: até 27 de agosto e edital: escola.mpu.mp.br. Abaixo há as logomarcas dos realizadores do projeto.

Arte: Secom/ESMPU

Está aberto o prazo, até 27 de agosto, para a seleção de artigos que vão integrar a obra Os Direitos das Vítimas: Reflexões e Perspectivas. A publicação faz parte das ações do projeto Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas, iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), do MP Federal (MPF) e da Escola Superior do MPU (ESMPU), que tem o objetivo de lançar luz sobre o tema, estimular o debate e fortalecer o MP brasileiro para a defesa, o acolhimento, a proteção e o amparo às vítimas. Leia o edital.

Os artigos deverão abordar a temática dos direitos fundamentais, especialmente no que tange aos direitos das vítimas de graves violações dos direitos humanos, desastres naturais, calamidades públicas, infrações penais ou atos infracionais. O objetivo da publicação é disseminar conhecimento relevante sobre os direitos das vítimas, no intuito de capacitar membros e servidores do MP brasileiro para aperfeiçoar a qualidade o atendimento e a atuação jurisdicional, assim como servir de fonte de pesquisa para a sociedade.

Requisitos – Serão aceitos textos originais inéditos, adaptados de monografias ou resumos de dissertações e teses, entre outros considerados pertinentes. Os autores deverão proceder à adaptação de seus trabalhos para o formato de artigo antes de submetê-los à apreciação. As propostas deverão ser enviadas por formulário próprio, com todos os campos preenchidos e com os originais do artigo anexados, obrigatoriamente, em formato .doc. e com, no máximo, 30 páginas.

Os textos serão avaliados e selecionados por comitê editorial, sem identificação dos proponentes. A organização será de responsabilidade dos coordenadores do Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas: o secretário-geral do CNMP e secretário de Educação, Conhecimento e Inovação da ESMPU, Carlos Vinícius Alves Ribeiro; o membro auxiliar da Presidência do CNMP, Marcelo Weitzel Rabello de Souza; e a membra auxiliar da Secretaria-Geral do CNMP, Juliana Nunes Félix.

A obra coletiva será disponibilizada no Portal da ESMPU, em formato eletrônico, e terá tiragem impressa. Para mais informações ou dúvidas, envie e-mail para o endereço: divep@escola.mpu.mp.br.

Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas – Nessa segunda-feira (27), o CNMP, o MPF e a ESMPU lançaram o Movimento Nacional em Defesa dos Direitos das Vítimas. Além de autoridades do MP brasileiro, o evento contou com a presença de Ana Carolina Oliveira, mãe da menina Izabella Nardoni, assassinada em 2008; e de Arnaldo Manoel dos Santos, ex-presidente da Associação dos Moradores do Mutange, bairro de Maceió (AL) afundado em decorrência da extração de sal-gema por uma petroquímica.

O projeto marca o início da mobilização pela proteção integral das vítimas e de seus familiares, com a divulgação de informações e a busca do aprimoramento da atuação do Ministério Público no atendimento às vítimas, na proteção e no resgate da dignidade de quem teve seus direitos violados.

Íntegra do edital
Formulário de inscrição

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6409 / 3105-6400
pgr-imprensa@mpf.mp.br
https://saj.mpf.mp.br/saj/
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr
instagram.com/mpf_oficial
www.youtube.com/canalmpf

registrado em: Gabinete_PGR
Contatos
Endereço da Unidade
 
 
Procuradoria-Geral da República
SAF Sul Quadra 4 Conjunto C
Brasília - DF
CEP 70050-900 
(61) 3105-5100
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita