Logo MPF nome Logo MPF
Direitos do Cidadão
24 de Julho de 2020 às 16h30

PFDC se reúne com representantes de movimentos populares e sindicais do campo, água e florestas

Em encontro virtual, lideranças relataram preocupação com pandemia e a descontinuidade de políticas públicas voltadas para a área

Foto retangular mostra o pfdc sentado à frente do computador participando da videoconferência.

Foto: Leonardo Prado/Secom/MPF

O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Vilhena, participou de reunião por videoconferência, nesta sexta-feira (24), com representantes do Campo Unitário, organização composta por movimentos populares e sindicais do campo, águas e florestas. Na ocasião, as lideranças relataram suas preocupações com casos de violência no campo, com a descontinuidade de políticas públicas voltadas para as minorias e o agravamento de vários problemas sociais desse segmento diante da pandemia da covid-19.

Carlos Vilhena disse que a PFDC jamais vai admitir violência contra assentados e pessoas que vivem no campo. “Não vamos deixar de nos posicionar em relação a isso”, afirmou. Ele solicitou aos integrantes do Campo Unitário que oficializassem os casos relatados, para que a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão possa promover a interlocução necessária e dar o devido encaminhamento das demandas no âmbito interno ou externo ao MPF.

Ele explicou aos participantes que entre os 13 grupos de trabalho que o auxiliarão nos próximos dois anos está o GT Reforma Agrária e Conflitos Fundiários. Assim como as lideranças, o procurador federal dos Direitos do Cidadão vê como necessária a retomada do Fórum por Direitos e Contra Violência no Campo. Esse espaço, criado em 2016, permite a interação entre Poder Público e organizações da sociedade civil para dialogar sobre políticas públicas no campo, garantia e manutenção de direitos, participação social, combate à violência no campo, entre outros assuntos.

Assessoria de Comunicação e Informação

Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)

Ministério Público Federal

(61) 3105 6083

http://pfdc.pgr.mpf.mp.br

twitter.com/pfdc_mpf

registrado em: ,