Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
Direitos do Cidadão
13 de Julho de 2020 às 18h47

PFDC estende prazo para que procuradores se inscrevam para participar de Grupos de Trabalho ou Relatorias Temáticas

Inscrições poderão ser feitas até 27 de julho

Arte retangular com fundo azul quadriculado. ao  centro está escrito participe dos grupos de trabalho e relatorias temáticas da pfdc na cor branca. na parte inferior está escrito PFDC, MPF e inscrições de 13 a 27 de julho

Arte: Ascom/PFDC

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) estendeu, até às 23h59 de 27 de julho, o prazo de inscrição para procuradores interessados em colaborar com algum Grupo de Trabalho ou Relatoria Temática do órgão. A prorrogação do prazo de inscrições, que terminaria nesta segunda-feira (13), ocorreu devido ao isolamento social no contexto de pandemia da covid-19 e pelo significativo número de membros do Ministério Público Federal (MPF) em período de férias durante este mês.

O procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, e a procuradora substituta, Ana Borges Coêlho Santos, consideraram a “importância de que seja oportunizada a participação do maior número de membros possível”. Podem se inscrever procuradores da República e procuradores regionais da República de todo o país. O objetivo da PFDC é formar os Grupos de Trabalho e as Relatorias Temáticas do órgão do MPF para o biênio 2020/2022.

As temáticas de atuação dos 13 GTs são: Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial; Reforma Agrária e Conflitos Fundiários, Prevenção e Combate à Tortura, Migração e Refúgio; Educação e Direitos Humanos; Pessoas com Deficiência, Memória e Verdade e Decisões Internacionais em Direitos Humanos; População LGBTI+: Proteção de Direitos; Mulher, Criança, Adolescente e Idoso: Proteção de Direitos; Seguridade Social e População em Situação de Rua; Liberdades: Consciência, Crença e Expressão; Saúde Mental; e Direitos Humanos e Empresas.

Já as Relatorias Temáticas são as seguintes: Organismos Internacionais, Assistência Farmacêutica e Medicamento de Alto Custo e Tráfico de Pessoas. Os temas prioritários foram escolhidos após consulta nacional, realizada de 5 a 22 de junho. O levantamento teve a participação de procuradores regionais dos Direitos do Cidadão e de integrantes dos Núcleos de Apoio Operacional à PFDC, que apresentaram sugestões de temas e diretrizes de atuação para a elaboração do Planejamento Temático.

Escolha dos membros – No momento da inscrição, os membros devem indicar, em ordem de preferência, os GTs e as Relatorias Temáticas dos quais gostariam de participar, inclusive o interesse em exercer a coordenação. De acordo com o Edital de Chamamento PFDC 1/2020, a escolha dos membros dos Grupos de Trabalho e coordenadores, bem como dos relatores temáticos, será feita pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão em conjunto com a PFDC substituta. O resultado será divulgado por meio de informe na intranet do Ministério Público Federal.

O edital traz a possibilidade de membros de outros ramos do Ministério Público da União e dos Ministérios Públicos dos Estados serem convidados a integrar as iniciativas de coordenação da PFDC.

Formulário de inscrição


Íntegras

Edital 1
Edital 2

Assessoria de Comunicação e Informação
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
Ministério Público Federal
(61) 3105 6083
http://pfdc.pgr.mpf.mp.br
twitter.com/pfdc_mpf