Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
Direitos do Cidadão
15 de Julho de 2021 às 21h5

PFDC emite nota técnica sobre adoção da telemedicina na realização de etapas do aborto legal

Uso de forma parcial mostra-se adequada aos preceitos normativos de proteção à vida, à saúde e à dignidade da mulher durante a pandemia de covid-19

#PraTodosVerem - Pessoas ao fundo em quadrados em cinza claro e escuro, ocupando toda a imagem. Texto: Proteção de Direitos. No rodapé, uma barra em verde e azul.

Arte: AscoInf/PFDC

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) – órgão do Ministério Público Federal (MPF) – emitiu nota técnica na qual defende a adoção da telemedicina nas etapas de tratamento medicamentoso e acompanhamento do pós-tratamento no caso de interrupção voluntária da gravidez decorrente de estupro. A nota foi entregue pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em audiência ocorrida nesta quinta-feira (15). Ofício foi expedido também ao presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), ao diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (Anvisa), aos procuradores-chefes das unidades do MPF e aos procuradores regionais dos Direitos do Cidadão de todos os estados brasileiros.

O documento é assinado pelo PFDC e por seis procuradores que integram grupo de trabalho (GT) da PFDC voltado à proteção de direitos e à análise de políticas públicas referentes a mulheres, crianças, adolescentes e idosos. De acordo com eles, o uso da telemedicina de forma parcial mostra-se adequada aos preceitos normativos de proteção à vida, à saúde e à dignidade da mulher durante a pandemia de covid-19.

O grupo analisou dezenas de representações encaminhadas à PFDC por pessoas físicas e entidades da sociedade civil em defesa do protocolo aprovado pela Comissão de Ética Médica do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Os documentos questionavam a expedição de recomendação contra o uso da telemedicina, em maio de 2021, pelo defensor nacional de Direitos Humanos (DNDH) em conjunto com o procurador regional dos Direitos do Cidadão em Minas Gerais. A nota técnica da PFDC explica que o posicionamento da PRDC/MG é contrário ao que foi adotado pelos procuradores dos direitos do cidadão em Uberlândia. “A posição adotada pelo colega de Minas Gerais mostra-se isolada e foi tomada sem qualquer diálogo no âmbito do Sistema PFDC”, afirma o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena.

O protocolo implementado pelo Núcleo de Atenção Integral às Vítimas de Agressão Sexual do HC, além de atendimento presencial, prevê assistência virtual por equipe médica em etapas específicas ligadas à realização de aborto legal – aquele decorrente de estupro, que leva em consideração a idade gestacional menor ou igual a 63 dias (9 semanas). Segundo os procuradores que subscrevem a nota técnica, o procedimento é feito por meio de tratamento medicamentoso que contém uma eficácia de 85% e está previsto em nota técnica do Ministério da Saúde, expedida em 2012. Eles citam outra nota técnica, de 2011, na qual o MS atribui à equipe médica do serviço de saúde a responsabilidade de organizar o acesso, priorizando o atendimento de acordo com necessidades detectadas e soluções possíveis para o bem-estar e a comodidade da mulher.

Violência contra a mulher – A nota técnica traz informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização das Nações Unidas (ONU), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que destacam o número alto de registros de violência física e/ou sexual contra mulheres, crianças e adolescentes. No mundo, uma em cada três mulheres já sofreu violência física e/ou sexual. No Brasil, segundo registros oficiais do Ligue 180 e Disque 100, uma menina é violentada a cada duas horas. Em 2020, foram registradas 5.679 denúncias de estupro contra crianças e adolescentes de até 14 anos no país.

Na nota, a PFDC afirma que a OMS tem alertado sobre a importância da priorização dos serviços de saúde digital. “As reduções na disponibilidade de serviços essenciais resultarão em muitas milhares de mortes maternas e neonatais devido a milhões de gravidezes indesejadas adicionais, abortos inseguros e partos complicados sem acesso a cuidados essenciais e de emergência”. Segundo ainda o documento, a International Federation of Gynecology and Obstetrics (Figo) também externou preocupação com a necessidade de se manter o acesso e segurança ao aborto, no contexto da covid-19.

Sistema PFDC – É composto pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão – como órgão central –, por cinco Núcleos de Apoio Operacional, pelas Procuradorias Regionais dos Direitos do Cidadão existentes em cada Estado e no Distrito Federal, e, ainda, por 13 Grupos de Trabalho e duas Relatorias Temáticas. A nota técnica visa orientar a atuação integrada e articulada do Sistema PFDC, respeitadas a repartição local de atribuições e a independência funcional de cada membro do MPF.

Íntegra da nota técnica

Assessoria de Comunicação e Informação
Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC)
Ministério Público Federal
(61) 99319-4359
http://www.mpf.mp.br/pfdc
twitter.com/pfdc_mpf