Logo MPF nome Logo MPF

Pernambuco

Combate à Corrupção
28 de Novembro de 2018 às 16h25

Justiça decreta busca e apreensão para apurar desvio de verbas no âmbito da Secretaria de Saúde de Salgueiro (PE)

Investigações foram realizadas em conjunto pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal

Arte retangular com fundo em preto e a palavra 'Operação' em branco. Abaixo, a logomarca do MPF.

Para instruir apuração promovida em cooperação entre o Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro (PE) e a Polícia Federal, a Justiça Federal autorizou a realização de busca e apreensão de provas de desvio de recursos públicos destinados ao Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) no âmbito da Secretaria de Saúde de Salgueiro. As investigações, realizadas conjuntamente pelo MPF e pela Polícia Federal (PF), resultaram na deflagração da Operação Solaris, na manhã de hoje (28).

Policiais federais, acompanhados por um procurador da República e por servidores do MPF, executaram os mandados de busca e apreensão em Salgueiro, e em endereços no Recife e em Olinda.

O Ministério Público Federal instaurou, em abril deste ano, investigação para apurar notícia de desvio de recursos públicos destinados ao Programa de TFD em Salgueiro. As diligências iniciais reforçaram as suspeitas da ocorrência de fraude, conforme havia sido informado ao MPF.

Para somar esforços na apuração, a PF foi acionada e passou também a atuar no caso. No decorrer das investigações, foram colhidas evidências de superfaturamento dos serviços prestados para a hospedagem de pacientes de Salgueiro em tratamento no Recife, com o possível envolvimento de empresários e agentes públicos.

Diante da necessidade de obter-se prova documental desses fatos, a Justiça Federal autorizou a realização de busca em repartições públicas, em domicílios de pessoas investigadas e na sede da empresa da área de hotelaria.

TFD – O Programa de Tratamento Fora de Domicílio foi instituído pela Portaria nº 055/99 da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde. Trata-se de um instrumento legal que visa a garantir, por meio do Sistema Único de Saúde, tratamento médico a pacientes com doenças não tratáveis no município de origem por falta de serviços habilitados. É destinado a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

  

(81) 2125-7300
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Sala de Atendimento ao Cidadão

(81) 2125-8902
Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente):

(81) 99303-0025
Expediente e Processamento Administrativo

(81) 2125-7363
Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.
Assessoria de Comunicação Social
(81) 2125-7348

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita