Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pernambuco

Direitos do Cidadão
27 de Março de 2020 às 9h55

Novo coronavírus: MPF acompanha situação de brasileiros com voos cancelados em Portugal

Órgão vem acompanhando as medidas adotadas pelas autoridades para o retorno dos brasileiros

A arte mostra duas passagens internacionais e a figura de um avião, do outro lado uma ilustração do coronavírus

Arte: Ascom/PRCE (com imagem do Freepik)

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento preparatório para apurar a impossibilidade do retorno de brasileiros que se encontram em Portugal e tiveram seus voos cancelados em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus. A apuração foi iniciada após representação feita digitalmente por meio da Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF. A responsável pelo caso é a procuradora da República em Pernambuco Mona Lisa Duarte Aziz.

Com a instauração do procedimento, o MPF vem acompanhando as medidas adotadas pelas autoridades para o retorno dos brasileiros, sobretudo o trabalhado realizado pela Embaixada do Brasil em Lisboa em assistência aos brasileiros que lá se encontram. De acordo com o Ministério do Turismo, existe uma articulação deste Ministério com o Ministério das Relações Exteriores, Agência Nacional de Aviação (Anac), Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o objetivo de prestar auxílio e encontrar soluções para o retorno dos brasileiros que estão com dificuldades de retornar ao país em razão da pandemia. As providências tomadas já resultaram no regresso de mais de 3 mil brasileiros que estavam em Lisboa até o dia 24 de março.

Já foram expedidos ofícios aos Ministérios do Turismo e das Relações Exteriores, à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e às companhias aéreas que operam na rota, em que o MPF cobra, inclusive, o cumprimento de termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado entre a Câmara de Fiscalização de Atos Administrativos e Direitos Sociais (1CCR) e a Câmara de Consumidor e Ordem Econômica (3CCR) do MPF, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias aéreas Latam, Gol, Azul e Passaredo.

O TAC estabelece regras para remarcação, cancelamento e reembolso de passagens aéreas em razão da pandemia da covid-19. O objetivo do acordo é assegurar os direitos dos consumidores e garantir a viabilidade do setor de transporte aéreo no país.


Procedimento Preparatório nº 1.26.000.000919/2020-93

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7300
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

registrado em: *3CCR, *covid19, *1CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

(81) 2125-7300

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Em processo existente (petição ou resposta) e assinatura de documentos. Destinado a cidadãos e advogados.

 

Sala de Atendimento ao Cidadão
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
(81) 2125-7310

 

Assessoria de Comunicação Social (atendimento à imprensa)
(81) 2125-7348

 

Telefones de plantão:
- Procuradoria da República em Pernambuco: (81) 99303-0025

- Procuradorias da República nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, Procuradorias da República Polos Garanhuns/Arcoverde, Salgueiro/Ouricuri e Petrolina/Juazeiro: (81) 99442-5151

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita