Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pernambuco

Geral
20 de Março de 2018 às 12h5

MPF quer mudança de local de eventos para garantir segurança aérea em Petrolina (PE)

Pátio Ana das Carrancas é situado nos arredores do aeroporto do município

MPF quer mudança de local de eventos para garantir segurança aérea em Petrolina (PE)

O Ministério Público Federal (MPF) em Petrolina (PE) expediu recomendação à prefeitura do município para que sejam adotadas providências referentes à realização de eventos no Pátio Ana das Carrancas, situado nos arredores do aeroporto da cidade. Conforme destaca a procuradora da República Ticiana Nogueira, não tem havido o cumprimento de medidas de segurança aérea durante os eventos promovidos ou autorizados pela prefeitura.

De acordo com as apurações, as companhias aéreas têm notificado a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) para relatar o ofuscamento causado pela utilização de flashes e canhões de luz nos eventos do Pátio Ana das Carrancas. Segundo a Infraero, as luzes provenientes dos eventos estão sendo direcionadas à pista de pouso e decolagem, comprometendo a visibilidade dos pilotos e a segurança de passageiros e da população.

Na recomendação, o MPF considera que a exposição de aeronave a perigo, bem como qualquer ato que impeça ou dificulte a navegação constitui crime passível de oferecimento de ação penal.

Mudança – O MPF recomenda que a Prefeitura de Petrolina inicie imediatamente buscas e estudos para substituição do local de eventos realizados no Pátio Ana das Carrancas, por questões de segurança aérea. A mudança já havia sido objeto, inclusive, de notificação ao município pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), em novembro do ano passado.

O MPF também recomenda que, até que as atividades no pátio sejam encerradas, as autorizações emitidas para os eventos devem seguir várias condições, a exemplo do respeito ao limite de altura de equipamentos, não utilização de drones, balões, fogos de artifício, canhões de luz e laser, além da fiscalização dos equipamentos. Os eventos devem ser comunicados ao Cindacta III com antecedência mínima de 15 dias, e as autorizações devem ser solicitadas com, no mínimo, 30 dias de antecedência.

O MPF fixou prazo de dez dias úteis para que a prefeitura informe sobre o acatamento da recomendação, a contar da data de recebimento. Caso não seja acatada, o MPF poderá adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis.

Procedimento administrativo nº 1.26.001.000121/2015-74 

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7348
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

registrado em: *1CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

(81) 2125-7300

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Em processo existente (petição ou resposta) e assinatura de documentos. Destinado a cidadãos e advogados.

 

Sala de Atendimento ao Cidadão
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
(81) 2125-7310

 

Assessoria de Comunicação Social (atendimento à imprensa)
(81) 2125-7348

 

Telefones de plantão:
- Procuradoria da República em Pernambuco: (81) 99303-0025

- Procuradorias da República nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, Procuradorias da República Polos Garanhuns/Arcoverde, Salgueiro/Ouricuri e Petrolina/Juazeiro: (81) 99442-5151

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita