Pernambuco

Consumidor e Ordem Econômica
18 de Janeiro de 2016 às 12h55

MPF/PE, Secretaria Nacional do Consumidor e Mercado Livre firmam acordo para evitar crimes pela internet

Termo de ajustamento de conduta busca melhorar a disponibilização de informações sobre produtos cujo anúncio é proibido

Istock Photo

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE), a Secretaria Nacional do Consumidor e a empresa Ebazar, fornecedora do serviço de hospedagem de anúncios no site Mercado Livre, firmaram acordo para contribuir com a prevenção da prática de crimes pela internet. O termo de ajustamento de conduta foi assinado, no último dia 13, pelo procurador da República Alfredo Carlos Gonzaga Júnior, pela secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, e pelo representante do Mercado Livre Humberto Chiesi Filho.

O acordo tem validade em todo o território nacional, a partir da data de assinatura, e estabelece que sejam disponibilizados links no site Mercado Livre, em que haja informações sobre não ser permitido anunciar produtos proibidos pela legislação vigente ou pelos Termos e condições Gerais de uso do site, bem como os que não possuam a devida autorização específica de órgãos reguladores competentes ou violem direitos de terceiros. São exemplos desses produtos máquinas sem os equipamentos de segurança correspondentes, medicamentos, armas, narcóticos, tabaco e fogos de artifício.

Para facilitar o entendimento da mensagem, nesses links será disponibilizada uma lista atualizada dos produtos, cujo comércio já foi tentado no Mercado Livre e posteriormente vetado pela empresa. O objetivo é exemplificar de maneira fácil ao usuário o que não deve ser submetido a compra e venda na internet.

Um dos compromissos assumidos pela Ebazar refere-se à inclusão do link "Veja o que você pode ou não anunciar no site" na lista de compras disponível na conta de cada usuário do Mercado Livre e nas mensagens eletrônicas de confirmação de compra e venda. Também deverá ser incluído no Sumário dos Termos e Condições Gerais de Uso do Mercado Livre texto que informe expressamente sobre a proibição de anúncios de produtos em desacordo com a legislação, entre outros ajustes no site.

O Mercado Livre conta atualmente com mais de 20 milhões de anúncios ativos. Apesar de, pelo volume de negócios, não poder realizar censura dos anúncios, a Ebazar procura aperfeiçoar mecanismos preventivos de responsabilidade, sem violar o direito livre de expressão na rede mundial de computadores, respeitando o Código de Defesa do Consumidor e o Marco Civil da Internet (lei nº 12.965/2014).

Procuradoria da República em Pernambuco
prpe-ascom@mpf.mp.br

Procuradoria da República em Pernambuco
prpe-ascom@mpf.mp.br

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Em processo existente (petição ou resposta) e assinatura de documentos. Destinado a cidadãos e advogados.

Sala de Atendimento ao Cidadão
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Assessoria de Comunicação Social (atendimento à imprensa)

Telefones de plantão:
- Procuradoria da República em Pernambuco: (81) 99303-0025

- Procuradorias da República nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, Procuradorias da República Polos Garanhuns/Arcoverde, Salgueiro/Ouricuri e Petrolina/Juazeiro: (81) 99442-5151