Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Pernambuco

Geral
21 de Dezembro de 2020 às 13h5

MPF em Salgueiro (PE) fecha 26 acordos de não persecução penal no último trimestre de 2020

Prática consolida a relevância da solução consensual nas investigações criminais

Arte retangular, com fundo azul, e a expressão 'MPF em Ação' escrita em letras brancas.

Arte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro/Ouricuri (PE) firmou, perante a 20ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, 26 acordos de não persecução penal (ANPP), de setembro a dezembro deste ano. Incluído no Código de Processo Penal no final de 2019, o acordo busca tornar as investigações criminais mais céleres e eficientes. O responsável pela propositura dos acordos foi o procurador da República Rodolfo Lopes.

Os 26 ANPPs firmados em Salgueiro abarcam crimes de furto, de uso de documento falso, ambientais, entre outros. A celebração do acordo é possível quando os crimes cometidos não envolveram violência ou grave ameaça, bem como quando a pena prevista é inferior a quatro anos de prisão. O MPF pode, então, conforme estabelece o Código de Processo Penal, deixar de processar o investigado se ele confessar a prática criminosa e requerer a adoção de medidas para a reprovação e prevenção dos atos ilegais praticados.

O procurador da República argumenta que "o acordo de não persecução penal consolida a relevância da solução consensual das investigações criminais e a ampliação dos espaços de consenso no processo penal, em benefício tanto do investigado quanto da sociedade". Para a juíza federal Aline Lucena Carnaúba, à frente da Subseção Judiciária de Salgueiro, o ANPP “traduz-se em uma ponte de resgate do indivíduo pela própria sociedade afetada pelo ilícito, por meio do órgão do Ministério Público, o representante dela”.

Segundo a magistrada, trata-se de uma chance para que o investigado saia do possível âmbito da ilicitude para o da certeza da licitude. “É dever do Estado, por meio dos órgãos incumbidos para tanto, efetivar essa ponte por meio da construção de uma solução consensual e adequada a cada caso concreto”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco
(81) 2125-7300
prpe-ascom@mpf.mp.br
http://www.twitter.com/mpf_pe
http://www.facebook.com/MPFederal

registrado em: *2CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

(81) 2125-7300

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Em processo existente (petição ou resposta) e assinatura de documentos. Destinado a cidadãos e advogados.

 

Sala de Atendimento ao Cidadão
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
(81) 2125-7310

 

Assessoria de Comunicação Social (atendimento à imprensa)
(81) 2125-7348

 

Telefones de plantão:
- Procuradoria da República em Pernambuco: (81) 99303-0025

- Procuradorias da República nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, Procuradorias da República Polos Garanhuns/Arcoverde, Salgueiro/Ouricuri e Petrolina/Juazeiro: (81) 99442-5151

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita