Pernambuco

Combate à Corrupção
15 de Maio de 2018 às 13h55

MPF em Pernambuco denuncia sete envolvidos em desvio de verba da Educação

Irregularidade ocorreu no município pernambucano de Camaragibe. Prejuízo aos cofres públicos foi de quase R$ 460 mil

MPF em Pernambuco denuncia sete envolvidos em desvio de verba da Educação

O Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco (PE) ofereceu denúncia contra sete envolvidos em desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O responsável pelo caso é o procurador da República João Paulo Holanda Albuquerque.

As irregularidades ocorreram entre os anos de 2011 e 2012, no município pernambucano de Camaragibe. Mediante a compra superfaturada de notebooks, os envolvidos aplicaram indevidamente os recursos que deveriam ter sido destinados apenas à manutenção e desenvolvimento da educação básica e à remuneração de professores, conforme estabelece a legislação.

De acordo com as apurações do MPF, os envolvidos dispensaram indevidamente o  processo licitatório para a compra dos computadores, em valores acima do praticado no mercado, e assim desviaram a verba federal para a empresa Zmax Indústria e Comércio. Foi identificado ainda que parte das máquinas adquiridas não foram entregues. O prejuízo aos cofres públicos foi de quase R$ 460 mil, em valores atualizados.

Foram denunciados o ex-prefeito de Camaragibe, João Ribeiro de Lemos, o ex-secretário de Finanças do município, Heliodoro de França Silva, o ex-secretário de Educação, Reginaldo Barros de Albuquerque, e a ex-secretária de Educação, Juliana Pimentel Boudoux, bem como os representantes da Zmax Indústria e Comércio Paulo Roberto Mendes, Aristóteles Gonçalves Fulgino de Melo e Felipe Grimaldi Lobo.

Na ação, o procurador da República requer à Justiça que os envolvidos sejam condenados pelo desvio dos recursos públicos e pela dispensa irregular de licitação. Requer ainda a condenação à reparação do dano causado. As penas previstas são de 2 a 12 anos de reclusão.

Processo nº 0806142-10.2018.4.05.8300 -  4ª Vara Federal em Pernambuco

Procuradoria da República em Pernambuco
prpe-ascom@mpf.mp.br

Av. Gov. Agamenon Magalhães, 1800
Espinheiro - Recife/PE
CEP 52021-170

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Em processo existente (petição ou resposta) e assinatura de documentos. Destinado a cidadãos e advogados.

Sala de Atendimento ao Cidadão
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Assessoria de Comunicação Social (atendimento à imprensa)

Telefones de plantão:
- Procuradoria da República em Pernambuco: (81) 99303-0025

- Procuradorias da República nos municípios de Caruaru e Serra Talhada, Procuradorias da República Polos Garanhuns/Arcoverde, Salgueiro/Ouricuri e Petrolina/Juazeiro: (81) 99442-5151