Paraíba

Procuradoria da República na Paraíba

Comunidades Tradicionais
20 de Setembro de 2016 às 9h42

Seminário sobre preservação e requalificação do Porto do Capim será realizado em João Pessoa

Objetivo é discutir com os moradores formas eficientes de utilização do espaço público para gerar mais proteção e qualidade de vida

Seminário sobre preservação e requalificação do Porto do Capim será realizado em João Pessoa

Porto do Capim - Imagem: Rossana Holanda

Será realizado nesta terça-feira, 20 de setembro, em João Pessoa (PB), o Seminário ‘Pensando Espaços Públicos Para Todos’, cujo objetivo é discutir formas eficientes de utilização e preservação das áreas do Porto do Capim pelos próprios moradores da localidade com vistas a gerar mais proteção e qualidade de vida. O seminário ocorrerá a partir das 17h, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), localizado no Largo de São Frei Pedro Gonçalves, nº 2, no Bairro do Varadouro, no Centro Histórico de João Pessoa.

O evento é organizado pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (órgão do Ministério Público Federal na Paraíba), IAB, e pela própria Comunidade do Porto do Capim e prevê a participação da comunidade juntamente com representantes das secretarias de Planejamento, Infraestrutura, Segurança Urbana e Cidadania, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Habitação Social, da Prefeitura de João Pessoa, Superintendência do Patrimônio da União (SPU), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Universidade Federal da Paraíba.

Requalificação do Porto do Capim – Por se tratar da primeira ocupação da cidade, os espaços do Porto do Capim sofreram grande interferência das transformações urbanas ao longo dos mais de quatro séculos de existência, relata o arquiteto Fabiano Melo, presidente do IAB/PB. “No contexto urbano, requalificar um espaço público significa atribuir novas qualidades ao espaço. Normalmente, esse trabalho ocorre em áreas que foram perdendo vitalidade ao longo do tempo”, esclarece. As novas qualidades, conforme explica o presidente do IAB/PB, podem ser atribuídas, por exemplo, a áreas abandonadas com imóveis fechados que podem ser aproveitadas para criação de usos mais compatíveis com a sociedade contemporânea, como habitações e equipamentos culturais ou esportivos.

Cultura - Durante o seminário está prevista apresentação do grupo cultural Xote das Meninas, formado por jovens moradoras do Porto do Capim. O Xote das Meninas apresenta danças folclóricas como ciranda, xote e xaxado.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República na Paraíba
Fone Fixo: (83) 3044-6258
Celular: (83) 99132-6751
No twitter: @MPF_PB

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

 

prpb-ascom@mpf.mp.br
(83) 3044-6200
Atendimento de segunda a quinta, das 12 às 17h e sexta-feira, das 8 às 13h

Plantão

Plano Estratégico do MPF na Paraíba

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita