Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Paraíba

Geral
21 de Maio de 2020 às 17h15

Segundo vídeo para população vulnerável ajuda a identificar sintomas da covid-19

Produção audiovisual é resultado de parceria entre MPF, MPPB, DPU e Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares

A imagem mostra um homem de óculos olhando para a câmera com o desenho de um termômetro na parte lateral do vídeo.

Médico da RNMMP, Arthur Vizzotto, orienta sobre sintomas da covid-19.

‘Coronavírus – principais sintomas e atendimento hospitalar’ é o tema do segundo vídeo da série produzida para a população em vulnerabilidade social na Paraíba. O vídeo já está sendo compartilhado entre as comunidades com a ajuda do movimento social Periferia Viva e da campanha ‘Quarentena com Direitos’, do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadores por Direitos. A produção audiovisual é resultado de parceria entre Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MP/PB), Defensoria Pública da União (DPU) e a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares (RNMMP). O vídeo circula nas comunidades pelo WhatsApp, mas também está disponível no canal do MPF/PB no Youtube.

Nesse vídeo, o médico da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, Arthur Vizzotto Zolin, fala em linguagem simples sobre os sintomas da covid-19 e orienta, por exemplo, como aferir a temperatura e identificar o grau de febre. Também informa quais serviços de teleatendimento estão disponíveis e em que situações o paciente deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). No primeiro vídeo, também disponível no canal do MPF, foram dadas orientações sobre os principais questionamentos em relação ao coronavírus.

Os vídeos são curtos, objetivos e produzidos em tamanho de fácil compartilhamento através das redes sociais, de modo a suprir a dificuldade que as pessoas em vulnerabilidade social têm de obter acesso à informação sobre as práticas de higiene, como identificar os sintomas da doença e o que fazer diante de uma situação de covid-19.

A disseminação de informações através de vídeos foi uma das medidas estabelecidas com médicas e médicos que voluntariamente procuraram a rede de proteção social na Paraíba, articulada para mitigar os efeitos da pandemia sobre a população vulnerável. Os profissionais se ofereceram para prestar atendimento técnico às parcelas mais fragilizadas da população no estado.

Disque coronavírus - Como parte da parceria, o Ministério Público Federal assumiu a incumbência de divulgar os telefones de apoio à população para atendimento pré-clínico (telemedicina), por meio dos quais é possível relatar a um profissional de saúde sintomas suspeitos da covid-19 ou tirar dúvidas sobre o coronavírus: Disque Coronavírus (83) 3218-9214, em João Pessoa, com atendimento 24 horas; e os números (83) 99146-9790 e (83) 3211 9120 para as demais cidades no estado. A divulgação dos números ocorre através de card para Whatsapp e conta com o apoio do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras por Direitos para alcançar todas as comunidades.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Paraíba
Telefone fixo: (83) 3044-6258
WhatsApp: (83) 9.9132-6751 (exclusivo para atendimento a jornalistas - das 10h às 17h)
Telefone para atendimento ao cidadão em geral: (83) 9.9108-0933 (das 7h às 17h)
Twitter: @MPF_PB
Youtube: MPFPB

registrado em: *covid19
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Epitácio Pessoa, 1800

Expedicionários- João Pessoa/PB

CEP: 58041-006

Recepção: (83) 3044-6200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além de presencial, o atendimento ao público é feito pelo site MPF Serviços (mpf.mp.br/mpfservicos) e pelo Protocolo Eletrônico (protocololo.mpf.mp.br). Dúvidas devem ser esclarecidas por telefone e e-mail.

Para o Cidadão: (83) 9.9108-0933

MPF Serviços

Protocolo Eletrônico

Peticionamento Eletrônico

Contatos telefônicos

Plantão Jurídico

 

prpb-gabpc@mpf.mp.br 

prpb-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita